Você sabia que a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda? A língua foi regulamentada pela lei nº 10.436 de 24 de Abril de 2002 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que também promete garantir a inclusão da língua no sistema educacional brasileiro. Mas como aprender a se comunicar nessa língua?
A Língua Brasileira de Sinais utiliza, como o nome diz, sinais como meio de comunicação, com movimentos realizados com as mãos e aliados à expressão corporal e facial. Ela já é falada por mais de 10 milhões de brasileiros e possui léxico e gramática próprios. Mas se já sou fluente na língua portuguesa, por que deveria aprender também a língua brasileira de sinais? Confira alguns motivos!
Assim como aprender inglês, francês ou espanhol, aprender libras exercita o cérebro e garante maior agilidade no raciocínio. Os benefícios são ainda maiores na Língua Brasileira de Sinais, já que é uma língua gestual que inclui mente e expressão corporal e facial.
Por ser reconhecida como meio de comunicação legal no Brasil, o governo exige intérpretes de libras atuando no setor público, principalmente no setor pedagógico. Se profissionalizar no assunto pode ser ótimo para sua vida profissional, tendo em vista que ainda há poucos capacitados na língua.
A libras, afinal, é a língua em que grande parte das pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva se comunica. É com ela que essas pessoas precisam viver todos os dias em sociedade, mas por encontrar poucos ouvintes fluentes, se encontram em apuros diários. Podemos fazer a nossa parte em busca de uma sociedade mais amigável e inclusiva às pessoas com deficiências auditivas aprendendo libras.
Se convenceu da importância de aprender a se comunicar na língua brasileira de sinais? Então mãos à obra! Dica: assim como qualquer outra língua, a libras tem seu próprio sistema de regras e maneira de funcionamento. Por isso, não espere aprender da noite para o dia, ok? Aproveite o processo para encontrar também alegria no aprendizado e comemore as pequenas conquistas!
É possível aprender na internet! A Universidade da Libras oferece cursos para quem quer se especializar. A USP também oferece um curso gratuito e em modalidade EAD (Ensino à distância) para quem quer aprender libras de maneira prática e rápida.
Hoje em dia já existem aplicativos para tudo, não é mesmo? Não seria diferente para quem quer aprender libras de uma maneira dinâmica. O aplicativo Hand Talk é uma ótima maneira de começar e já conta com mais de 3 milhões de downloads mensais. Outra opção é o app Librazuka, que conta com tecnologia de realidade aumentada para intensificar o aprendizado. Disponível para Android e iOS.
As redes sociais não precisam ser usadas apenas como entretenimento! Você sabia que há no Instagram muitos professores especializados no ensino de Língua Brasileira de Sinais? O uso das imagens facilita o aprendizado e você pode salvar as postagens para revisitar o que já aprendeu. Use os vídeos da plataforma também para aprender na prática! Quer uma indicação de follow? O Professor Alexandre Silva é pós graduado em Educação Especial e Mestre em Comunicação e Cultura!
Agora você já sabe como começar a aprender libras em casa! Mantenha uma rotina de aprendizado diária e acompanhe sua evolução aos poucos. Em breve você estará fluente na língua brasileira de sinais! Quer saber mais sobre esses e outros assuntos sobre saúde auditiva? Continue lendo o blog Sons da Vida 🙂