Brasileiros com deficiência auditiva movimentam R$ 576,6 bilhões por ano, mesmo com as barreiras e os preconceitos que enfrentam todos os dias. A informação faz parte do ‘Raio X da surdez no Brasil’, pesquisa organizada pelo Instituto Locomotiva e divulgada neste ano.
O problema é que o mercado não tem respondido à altura. Dentre as principais reclamações dos surdos estão as dificuldades para compreender as informações faladas nas propagandas, sendo fundamental que o processo de comunicação seja diferenciado para tornar-se mais acessível e permitir a decisão de compra. Para se ter uma ideia, esse público considera que as propagandas em televisão não são acessíveis, pela falta de legenda, informações em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e informações visuais.
Nas compras presenciais, o surdo também está se tornando cada vez mais independente. Mas o mercado ainda sente falta de um acompanhante para quem o atendente possa perguntar o que o surdo deseja.
Na luta pela conscientização e pela sensibilização do mercado a essa nova realidade, saiba como atender melhor as pessoas com deficiência auditiva!
Já existem ferramentas tecnológicas quem podem ajudar os comerciantes a superar a barreira da comunicação com o surdo. Uma delas é a plataforma SignumWeb, que funciona como um intérprete virtual.
Com um simples click no computador, tablet ou smartphone, o intérprete entrará intermediando a conversação, de forma que a comunicação flua naturalmente. Só é preciso de uma webcam e de boa qualidade de internet.