O primeiro passo e o mais importante de todos é aceitar a perda auditiva. É importante ter em mente que perder um sentido significa recomeçar e se adaptar à sua nova condição. Além de aceitar, é preciso estar aberto aos tratamentos e ao uso dos aparelhos auditivos para ter mais qualidade de vida.
Muitas pessoas não percebem que têm o problema e, por medo de sofrerem preconceito, adiam a visita ao médico e acabam agravando o problema. O agravamento da perda auditiva poderia ser evitado caso as pessoas tivessem mais acesso a informações. Um simples exame de audiometria, por exemplo, identifica o problema em segundos e, a partir dele, a pessoa pode ser encaminhada para o tratamento mais adequado.
Como lidar com deficientes auditivos?
Interagir com uma pessoa com deficiência auditiva é uma experiência diferente que pode ser um pouco difícil no início para algumas pessoas. Alguns surdos não têm uma boa dicção, e há uma certa dificuldade para compreendê-los.
Não é preciso fingir que a pessoa não tem uma deficiência, e sim aprender a se comunicar de uma forma que ela entenda e se sinta entendida. Por isso, é importante se atentar e ter alguns cuidados:
Como convencer um amigo ou familiar a usar aparelho auditivo?
Adotar a estratégia da negação e repetir que você ouve bem e só não compreende, é como dizer que está tudo certo, e assim adiar o tratamento da enfermidade. O que mais vemos nas ruas são pessoas usando óculos de grau sem nenhum constrangimento, inclusive com armações modernas e coloridas. E o que muitos não sabem é que estilo e elegância também já fazem parte do mercado de próteses auditivas. Os avanços tecnológicos vêm permitindo a criação de aparelhos cada vez mais bonitos e discretos, que mal aparecem no ouvido. No entanto, falta informação para quebrar esse tabu.
4 formas de convencimento
Benefícios de usar aparelhos auditivos
Se notar alguma problema de audição, não hesite em agendar uma consulta com um profissional.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Blog Sons da Vida e nossas redes sociais.