Por Fga. Amanda Faria
O Teste da Orelhinha, realizado com dois ou três dias de vida do bebê, é o exame indicado para identificar perdas auditivas precocemente. Mas se por algum motivo o exame não pôde ser realizado, algumas dicas são importantes para identificar sinais de perda auditiva em bebês e crianças.
Antes mesmo de aprenderem as primeiras palavras, os bebês já interagem com sorrisos e prestando atenção aos sons que chamam sua atenção. Se o seu filho não está reagindo a voz dos pais e não se assusta com sons altos, é melhor relatar isso ao pediatra. Aquelas crianças que estão tendo dificuldade em formar as primeiras palavras também devem ser observadas com atenção.
Nas crianças maiores os sintomas apresentados são mais fáceis de serem percebidos. Geralmente elas pedem para repetir o que as pessoas perguntam, gostam de assistir a televisão com o volume alto, alguns apresentam dificuldade escolar e muitas vezes são vistos como desatentos.
Ao observar um ou mais sintomas, deve-se relatar ao pediatra ou otorrinolaringologista. O quanto antes a perda auditiva for detectada e tratada, menor serão os prejuízos para o desenvolvimento do seu filho.