Todo mundo já sentiu coceira no ouvido pelo menos uma vez na vida. O incômodo, apesar de ser normal, pode ser um sinal de que algo mais grave está acontecendo.
Se você sente seu ouvido coçando com muita frequência, é indicado agendar uma consulta com um otorrinolaringologista.
Causas frequentes da coceira no ouvido
Dermatite seborreica
No couro cabeludo, a doença é a causadora da caspa. No ouvido, ela aumenta a produção de cera e ainda a deixa seca e escamosa, causando coceira intensa.
A dermatite seborreica é uma doença crônica que não tem uma causa bem definida, podendo ter origem genética ou ser provocada por alergias, estresse, excesso de oleosidade, entre outras.
Otite externa
A inflamação do ouvido externo, ou otite externa, vai do canal do ouvido até a membrana do tímpano. Esse tipo de infecção normal é muito gerado pelo uso abusivo de cotonetes, além da presença de água no canal auditivo.
Psoríase
A psoríase é uma doença autoimune de pele que tem sintomas como coceira no ouvido, manchas vermelhas, escamas secas, pele ressecada rachada e, consequentemente, dor.
Acúmulo de cera
O acúmulo de cera pode provocar coceira intensa. O problema deve ser tratado pelo otorrinolaringologista.
Alergias
A coceira no ouvido também pode ser motivada por alguns alimentos, perfumes, pólen e produtos químicos com cheiros fortes.
Nunca use objetos para coçar os ouvidos
O uso de objetos no canal auditivo gera o acúmulo de água local. Esse excesso de líquido agride a pele, aumenta a pressão no local, leva a reações alérgicas e, como efeito, a coceira dentro do ouvido.
É contraindicado o uso de cotonetes, grampos, tampas de caneta, lápis e até mesmo coçar os ouvidos com os dedos, uma vez que eles podem motivar a coceira no ouvido.
Agende uma consulta
Se estiver sentindo coceira no ouvido com muita frequência, marque uma consulta com a gente. O otorrinolaringologista é o médico responsável por diagnosticar a causa da coceira no ouvido.
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.