A reclamação é frequente nos consultórios de otorrinolaringologia e fonoaudiologia: escutar zumbidos no ouvido, sobretudo quando o ambiente está silencioso. O incômodo é tanto que muitas vezes o paciente tem problemas para dormir e só consegue fazê-lo por via medicamentosa ou se estiver escutando um outro barulho que suprima o zumbido, como o da televisão ou do rádio.
Esse problema, que acomete milhões de pessoas ao redor, do mundo, tem diversas causas; no entanto ele, em si, não é uma doença e sim um sintoma. A doença por trás do zumbido é que é o preocupante e, geralmente, ele é o primeiro sinal de perda de audição. Em outras palavras, o zumbido não causa déficit auditivo, mas é um sinal de um déficit em progresso. Em geral para se tratar do zumbido é preciso saber a origem do problema que podem ser:
Assim, tratando-se da causa do zumbido, consequentemente ele desaparecerá. No entanto, na grande maioria das vezes, o zumbido é sinal de perda auditiva gradual. Assim, a solução mais recomendada é o uso de aparelhos auditivos. Esse aparelho, além de aliviar o zumbido com sua programação específica, previne o avanço da perda auditiva, e, quanto antes for usado, maiores as chances de evitar perdas auditivas mais profundas.
Por isso, ao ouvir zumbidos procure imediatamente seu otorrinolaringologista. Afinal, quanto mais precoce o problema for identificado, mas eficiente será sua solução.