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Cuidado redobrado com os brinquedos

Publicado por Sons da Vida em 23 de fevereiro de 2021

curious baby boy studying nursery room

Alguns brinquedos podem se tornar o vilão quando o assunto é audição. Isso porque, alguns deles podem ser muito prejudiciais à audição e podem ultrapassar até mesmo os níveis de ruído de uma britadeira. Antes de adquirir um brinquedo para a criança, é preciso se certificar se o produto está dentro dos padrões do Inmetro.

Brinquedos para bebês

O limite máximo de som produzido para os bebês deve ser de 80 decibéis, porém se a fonte do ruído estiver bem próxima da criança, pode prejudicar sua audição mesmo abaixo do volume permitido.

O tempo de exposição também é um problema. Quando os brinquedos sonoros funcionam por um longo período de tempo, podem ser maléficos para a saúde auditiva do bebê.

Principais brinquedos com características acústicas

Quando certificados pelo Inmetro, os brinquedos sonoros podem oferecer benefícios para as crianças.

Recém-nascidos até seis meses de idade

  • Móbiles sonoros: embora passivos, influenciam o bebê, distraindo e acalmando.
  • Chocalhos: permitem estabelecer a relação entre movimento e som, como primeiro passo para a coordenação motora.
  • Caixas de música: a melodia suave influencia o bebê, acalmando.
  • Tapetes de atividades: geram ruídos provocados pelo movimento, podendo ser uma combinação de chocalho com aparelho musical.
  • Brinquedos de apertar: produzem desenvolvimento da coordenação motora, ao sincronizar o movimento com a produção de ruído.

A partir de seis meses

  • Veículos simples e animais com rodas: atraem a atenção ao movimento combinado com o som, começando o processo de conhecimento do mundo ao redor.
  • Teclados simples ou brinquedos portáteis com botões que ativam luz e som: aprendizado da relação entre ação dirigida e resultado, provocando satisfação na sua realização.

A partir de doze meses

  • Brinquedos para martelar, imitações de bancadas de marceneiro: associam movimento, golpes e som, aperfeiçoando a coordenação motora.
  • Brinquedos animados mecânicos, movidos a pilha ou bateria, com sons variados, tais como apitos e sirenes: relacionamento do som com a atividade de faz -de- conta.
  • Veículos e volantes imitando atividade de direção de carros, barcos e naves, com ruídos associados: simulação da atividade adulta correspondente, que começa a ser assimilada por imitação.
  • Brinquedos musicais: instrumentos musicais simples, pianos, violões, tambores, tamborins, pandeiros, gaitas, cornetas e outros: início da imersão da criança no universo musical.

A partir de 24 meses

  • Aparelhos audiovisuais de imitação, telefones, tocadores de mídias portáteis, celulares infantis, microfones e karaokês: geração de sons imitando o mundo adulto.

A partir de 3 anos

  • Tapetes eletrônicos, iniciação da correlação da coreografia com a música.

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