Cuidados da audição no verão

As altas temperaturas que chegam com o verão são um convite para diversão em piscinas e praias. Porém, além dos cuidados e alertas com a proteção solar, também vale a pena prestar atenção aos ouvidos, que são mais sensíveis em relação à entrada de água.
Os casos de infecções no ouvido aumentam durante o verão, com índice de 80,5% comparado a pouco mais de 19% no restante do ano. A otite externa, por exemplo, ocorre geralmente por que a água que entra no canal auditivo pode ficar retida e tornar a área propícia ao desenvolvimento de fungos e bactérias.
Otite externa
A otite externa acontece na região do canal do ouvido, no conduto externo auditivo, o que torna a doença mais frequente quando o ouvido está em maior contato com substâncias variadas presentes na água. Ela se diferencia da otite média, que é causada por infecção bacteriana decorrente de quadros de gripe e sinusite, sendo, portanto, mais comum durante o inverno.
Sintomas
- Dor de ouvido;
- Sensação de ouvido tampado;
- Redução da audição;
- Saída de secreção;
- Tontura;
- Vermelhidão;
- Inchaço.
Cuidados com os ouvidos no verão
- Enxugar os ouvidos sempre com toalha limpa;
- Evitar exposição prolongada do contato com a água;
- Não usar fones de ouvido intra-auriculares em excesso;
- Quando resfriado ou gripado, usar soro fisiológico para lavar as narinas várias vezes ao dia;
- Ao qualquer sinal mínimo de desconforto, procurar uma avaliação de um otorrinolaringologista para tratar e evitar problemas mais graves.
Previna-se no verão e continue nos seguindo no Instagram e no Blog Sons da Vida para ficar por dentro das novidades.