A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além disso, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves possam viver com mais qualidade de vida.
Uma doação pode salvar até quatro pessoas
O gesto de amor ao próximo é capaz de salvar muitas vidas, já que o sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver.
Requisitos para doação de sangue
Impedimentos temporários para doar sangue
Qual a quantidade de sangue doado?
Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.
Doar sangue é seguro
Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único.
Doação de sangue e pandemia
Desde o início da pandemia, os bancos de sangue têm registrado uma queda de doadores próxima aos 20%. É preciso deixar claro que todos os centros de coleta foram preparados para receber os doadores durante o momento que estamos vivendo, respeitando sempre as medidas de restrição para evitar a disseminação da Covid-19.
Quem teve Covid pode doar?
Sim! Porém deve aguardar 30 dias desde o término dos sintomas para realizar a doação.
Doação após vacinação contra a Covid-19
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.
Referências
https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue
https://razoesparaacreditar.com/doar-sangue-pandemia/