A palavra hiperacusia significa “muita audição” ou “audição excessiva”. A hiperacusia é a sensibilidade anormal aos sons de baixa e média intensidade. Para pacientes com hiperacusia é comum que sons não são tão altos e não prejudiciais a uma audição normal – como um latido de cachorro, risos, som do aspirador, toques de telefone, uma torneira pingando – podem causar uma aflição que chega a ser dolorosa.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE HIPERACUSIA
- É bom não confundir com misofonia (https://sonsdavida.com.br/misofonia/). Enquanto na hiperacusia existe a sensibilidade a sons corriqueiros, na misofonia a intolerância acontece com ruídos muito específicos e, normalmente, repetitivos, como o tic-tac do relógio, sons do teclado, uma torneira pingando e até a mastigação.
- Protetores auriculares pioram o problema. Na verdade, o silêncio faz com que o sistema auditivo amplifique ainda mais os ruídos. Portanto, em vez de minimizar a sensibilidade, o uso de protetores auriculares pode aumentar a intensidade dos sons e gerar um incômodo ainda maior.
- É comum que as pessoas que sofrem com a hiperacusia se isolem, a fim de evitar os barulhos desagradáveis. Contudo, à medida que elas reduzem os estímulos sonoros, a tendência é que a sensibilidade cresça cada vez mais.
- Quem sofre com a hiperacusia não tem uma “super audição” nem ouve melhor que outras pessoas. O que diferencia é o nível de tolerância aos sons. Pessoas sem hiperacusia suportam até 90 decibéis (dB) sem se incomodar — como um secador de cabelo ou liquidificador. Quem tem sensibilidade ao som padece com volumes inferiores a esse. Uma conversa em tom natural, por exemplo, tem cerca de 60 dB e pode perturbar pessoas hipersensíveis.
- A hiperacusia é uma das complicações do zumbido (uma espécie de ilusão sonora em que a pessoa tem a sensação de estar ouvindo um chiado constante). Isso porque o som contínuo pode desencadear uma intolerância extrema e deixar o ouvido cada vez mais sensível.
Conheça alguns dos tratamentos para a hiperacusia!
TERAPIA DE EXPOSIÇÃO GRADUAL
- Essa técnica será especialmente eficaz se você tiver hiperacusia.
- Se os seus ouvidos são sensíveis a ruídos altos, uma solução pode ser começar a expô-los a sons altos pouco a pouco, até que a hipersensibilidade desapareça.
- Também é incentivado que o paciente frequente ambientes ricos em sons todos os dias e, talvez, também durante a noite. Isso ajuda a reduzir a sensibilidade das vias auditivas.
TERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA
- Será especialmente eficaz se você tiver misofonia.
- O terapeuta tentará oferecer ferramentas que o ajudem a superar a ansiedade e as emoções negativas quando ouvir os sons que o irritam.
- Por outro lado, tente substituir essas emoções negativas por pensamentos positivos, que estão associados aos sons que, hoje, são um estímulo desagradável para seus ouvidos.
TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
- Técnicas de relaxamento que incluem exercícios de respiração e relaxamento muscular progressivo também podem ser úteis no controle dos sintomas de qualquer um dos transtornos que envolvem uma baixa tolerância aos sons.
- Essas técnicas ajudarão você a controlar a raiva, a frustração e a ansiedade que os sons lhe causam.
Mas, lembre-se: antes de iniciar qualquer tratamento, é melhor realizar uma consulta profissional!
Deixe uma resposta
Comentarário(s)