sons-da-vidasons-da-vidasons-da-vidasons-da-vida
  • Home
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde Auditiva
  • Histórias de Vida
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
✕

Hipersensibilidade auditiva e qualidade de vida

Publicado por Sons da Vida em 16 de agosto de 2022

Pessoas com hipersensibilidade auditiva têm pouca tolerância a sons comuns do dia a dia, como TV, rádio, conversas, trânsito, mastigação, digitação e talheres batendo.

Em termos técnicos, é uma condição chamada de hiperacusia, na qual os sons habituais geram desconfortos em quem apresenta.

Pessoas com hipersensibilidade auditiva não escutam mais que o normal

É importante frisar que pacientes com hipersensibilidade auditiva têm a capacidade de ser semelhante à das pessoas sem hiperacusia. Entretanto, a tolerância aos estímulos é menor, a ponto de poder provocar até dor em algumas situações.

Tipos de hipersensibilidade auditiva

  • Misofonia: o incômodo tem maior relação com a presença e repetição dos sons, do que com o volume deles. Abaixar o volume não adianta.
  • Hiperacusia: o incômodo tem maior relação com o volume do som. Portanto, abaixar o volume ajuda bastante.
  • Fonofobia: tem maior relação com o medo de sofrer alguma lesão ou de piorar a sua audição. O paciente evita se expor a sons, mesmo antes deles incomodarem.

Hipersensibilidade e zumbidos

De acordo com pesquisas, 85% dos pacientes com hipersensibilidade auditiva também vão se queixar de zumbido. Por outro lado, até 40% das pessoas que apresentam zumbido, também relatam menor tolerância aos sons.

Tratamento

Ainda não existem medicamentos ou cirurgias que tratam a hiperacusia. Os casos mais simples melhoram com o conhecimento da pessoa sobre sua condição e terapia sonora para dessensibilização auditiva.

A medida simples consiste na exposição ao ruído branco. Durante o sono, a pessoa é exposta a um ruído agradável junto aos demais ruídos ambientes para ajudar a dessensibilizar o cérebro.

Assim, o organismo aprende que o ruído, naquela intensidade, não é agressivo. Aos poucos, o volume deve ser aumentado, para potencializar os resultados.

Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Posts Relacionados:

  1. HIPERACUSIA
  2. Os sons e a qualidade de vida
  3. Alimentação e qualidade de vida
  4. Audição e qualidade de vida
Compartilhar
Sons da Vida
Sons da Vida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no site

✕
Desenvolvido por
Medtarget - Marketing Médico