Você já saiu para colocar o papo em dia com os amigos, mas o barulho do estabelecimento onde se encontravam era tão alto que foi difícil estabelecer uma conversa? Pois saiba que isso é mais comum do que se imagina, no mundo todo inclusive.
Durante a campanha Decibel Squad (Esquadrão Decibel), realizada no Reino Unido, um estudo feito pela organização Charity Action on Hearing Loss (Ação de Caridade na Perda Auditiva) revelou que, em muitos estabelecimentos, o ruído atinge mais de 100 decibéis (dB) em condições normais (sendo que 85 dB é o limite considerado tolerável pelos especialistas). Em alguns deles o barulho chegou a 108 dB. Isso significa que, durante um jantar romântico, você pode estar ouvindo um barulho tão alto quanto o de uma britadeira.
De acordo com a instituição, os principais fatores que colaboram para o barulho são:
Em todo o Brasil, o excesso de barulho nos estabelecimentos está no topo da lista de reclamações à polícia.
O ideal é realmente evitar ambientes extremamente barulhentos em nosso cotidiano porque, mesmo que por um curto tempo de exposição, o contato com níveis elevados de barulho pode causar danos auditivos cada vez maiores, de forma contínua e elevada, ao longo da vida.
Muitas vezes, os efeitos da exposição ao barulho começam no mesmo dia. São eles:
Essa sensação tende a passar naturalmente no decorrer de horas ou dias. Se os sintomas persistirem é preciso consultar um médico otorrinolaringologista para avaliar se o dano auditivo é temporário, definitivo ou irreversível. Se houve trauma acústico as consequências são ainda mais graves.
Confira algumas dicas para aproveitar a maior festa do ano sem comprometer a sua audição!