Você sabia que o cérebro é o responsável por interpretar os sons e decodificá-lo? O processamento auditivo é a capacidade que o cérebro tem em processar e interpretar o estímulo sonoro detectado pelo ouvido. É o que o cérebro entende ou não do que foi ouvido.
Quando se trata de ouvir, o cérebro trabalha mais que os ouvidos. É por isso que, em ambientes ruidosos, como em shoppings ou restaurantes lotados, pode ser muito frustrante tentar acompanhar a conversa.
Como funciona a audição?
A orelha, apesar de seu pequeno tamanho, é um órgão altamente complexo. Atuando como um filtro de som, ela transforma qualquer som audível em informações precisas para o cérebro. Cada orelha, em seu interior, é composta por minúsculas células sensoriais e fibras nervosas que captam as vibrações do som e os transformam em impulsos elétricos para que o cérebro possa processar. Caso a orelha seja exposta a vibrações fortes por um longo período de tempo, estas células e fibras podem ser danificadas ocasionando, dependendo do caso, uma perda permanente da audição.
Quais são as etapas da audição?
Perda auditiva
A perda auditiva é a diminuição do nível de audição abaixo do normal. É um distúrbio relativamente comum, que pode começar a qualquer momento da vida, por diversas razões.
A perda auditiva, além de atrapalhar a qualidade de vida, traz insegurança, baixa autoestima, solidão e, em alguns casos, vergonha. Atualmente existem diversos tipos de aparelhos auditivos que oferecem uma variedade de recursos.
Acesse o site da Telex MG para conhecer os aparelhos e agende uma consulta com o fono para entender a sua necessidade.Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente