Você sabia que o segundo sentido que desenvolvemos é a audição? Dentro da barriga o feto já é capaz de ouvir sons.
Em frações de milésimos de segundos, uma onda sonora sai do ambiente externo, passa pelo nosso canal auditivo e chega até o cérebro. Esse processo é essencial para que você aprecie o mundo à sua volta.
O órgão responsável pela audição é o ouvido. Ele nos permite perceber o som que está a nossa volta e também auxilia nosso equilíbrio.
Orelha externa: As ondas sonoras entram na orelha externa e alcançam a orelha média para fazer o tímpano vibrar.
Orelha média: O tímpano vibra os ossículos, que são ossos pequenos. As vibrações viajam pelos ossículos até a orelha interna.
Orelha interna: Quando as vibrações sonoras alcançam a cóclea, elas empurram as células especialmente ciliadas. As células ciliadas transformam as vibrações transformam as vibrações em impulsos elétricos nervosos.
Nervo auditivo: Liga a cóclea aos centros auditivos do cérebro. Quando esses impulsos elétricos alcançam o cérebro, são percebidos como som.
Quando se trata de ouvir, o cérebro trabalha mais que os ouvidos. É por isso que, em ambientes ruidosos, como em shoppings ou restaurantes lotados, pode ser muito frustrante tentar acompanhar a conversa.
A perda auditiva é a diminuição do nível de audição abaixo do normal. É um distúrbio relativamente comum, que pode começar a qualquer momento da vida, por diversas razões:
A perda auditiva, além de atrapalhar a qualidade de vida, traz insegurança, baixa autoestima, solidão e, em alguns casos, vergonha. Atualmente existem diversos tipos de aparelhos auditivos que oferecem uma variedade de recursos.
Acesse o site da Telex MG para conhecer os aparelhos e agende uma consulta com o fono para entender a sua necessidade.