No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas sofrem com perda auditiva. Destas, mais de 500 mil recorrem ao aparelho auditivo e enfrentam muitas dúvidas durante o tratamento.
Existem diversos mitos que acompanham os aparelhos auditivos. Hoje vamos esclarecer alguns deles.
Só pessoas mais velhas usam aparelhos auditivos – MITO
Desde que indicado por um médico, qualquer um pode usar um aparelho auditivo. Não há restrição de idade – bebês a idosos são beneficiados com essa tecnologia.
Os aparelhos auditivos melhora a qualidade de vida dos usuários – VERDADE
Os aparelhos auditivos oferecem inúmeros benefícios para os usuários:
Os dispositivos ajudam apenas a escutar melhor – MITO
Os aparelhos auditivos vão muito além da amplificação do som. Eles melhoram a qualidade de vida, tiram os pacientes da privação auditiva e mantém o cérebro e as vias centrais estimulados com som.
Os aparelhos auditivos são grandes e atrapalham o visual – MITO
Atualmente é possível encontrar dispositivos que ficam alocados internamente ou mesmo atrás da orelha, com um design extremamente discreto.
Diminuem o risco de demência – VERDADE
De acordo com pesquisas, idosos com perda não tratada vivenciam um declínio de 30% a 40% nas habilidades lógicas comparados com aqueles sem perda auditiva.
Por isso, cuidar da audição pode prevenir a degradação cognitiva, ou seja, a habilidade de desenvolver raciocínio, pensamento e memória.
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.