Usar cotonete para limpar os ouvidos parece ser um hábito inofensivo. No entanto, essa pequena haste pode causar sérios danos aos ouvidos, podendo, em alguns casos mais sérios, levar até à surdez definitiva.
O primeiro ponto que deve ficar claro é que quanto mais limpamos nossos ouvidos, mais cera nosso corpo produz. Isso porque o cotonete retira apenas uma pequena parte da cera que está sendo expelida pelo corpo, por não ser mais útil. O restante da cera acaba sendo empurrado pelo cotonete de volta aos tímpanos, o que estimula ao corpo a produzir mais cera.
O modo correto de retirar a cera do ouvido é usando uma toalha, logo após o banho e só até onde o dedo alcança. Em alguns casos, em que o corpo produz cera em excesso é realmente necessário retirá-la. Mas esse processo precisa ser feito por um médico especialista, o otorrinolaringologista, até porque a cera desempenha um importante papel no ouvido, como de proteger o canal auditivo de infecções.
Mas esse não é o único problema do uso do cotonete. O uso do cotonete retira a oleosidade natural do ouvido cuja função primordial é proteger e lubrificar. Em longo prazo, isso pode causar coceiras, reações alérgicas, ressecamento e inflamações.
No entanto, o maior risco com relação ao uso do cotonete é que ele pode danificar estruturas internas do ouvido, causando traumas e até a perfuração do tímpano, levando à surdez definitiva.
É bom ressaltar que, segundo os otorrinolaringologistas, não é o uso continuado do cotonete que causa problemas. Assim, a cada vez que usamos as hastes flexíveis estamos colocando em risco a saúde de nossos ouvidos.
Fontes:
http://www.bemparana.com.br/noticia/264584/cotonete-usar-ou-nao
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/4628-uso-de-cotonete-pode-perfurar-o-timpano
http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/cotonete-pode-causar-surdez-e-deve-ser-evitado-diz-medica