Assim como qualquer outro equipamento eletrônico, os aparelhos auditivos exigem alguns cuidados para garantir máxima durabilidade e melhor desempenho.
No artigo de hoje, vamos explicar em detalhes o que deve ser feito e o que precisa ser evitado para manter a qualidade do produto.
Quanto tempo dura um aparelho auditivo?
O tempo de vida de um aparelho auditivo depende da limpeza, do manuseio, das manutenções preventivas e do tempo de uso da prótese. A vida útil do dispositivo pode aumentar ou diminuir dependendo dos cuidados.
Aparelho auditivo precisa de manutenção
As manutenções devem ser realizadas regularmente. O importante é não deixar o aparelho auditivo ter algum problema para procurar um especialista para avaliar o dispositivo.
A manutenção é realizada pelos fonoaudiólogos e geralmente é feita após 30 dias de uso, depois de 90 dias e depois de 180 dias. Esse período crescente é indicado para observar como o aparelho vem se comportando com o passar do tempo.
Como higienizar o aparelho auditivo?
Limpeza de aparelho retroauricular com molde
Os cuidados com o aparelho são essenciais
Nunca deixe o aparelho auditivo em locais muito quentes
O calor extremo danifica o equipamento. Mantenha-o sempre em um local seco e fresco, longe da exposição solar;
Água e umidade não combinam com aparelho auditivo
Retire o aparelho para tomar banho e para nadar, e evite coloca-lo com os cabelos molhados. Se puder, utilize desumidificadores elétricos portáteis para manter seu aparelho sempre protegido e livre da umidade;
Cuidado com produtos de beleza!
O contato com alguns tipos de produtos de beleza, como sprays de cabelo e loções em geral, pode danificar seu aparelho auditivo. Tenha cuidado ao usar maquiagem e lave e seque bem as mãos sempre que for manusear o dispositivo.
Coloque identificação
O que muita gente não sabe é que diariamente inúmeros aparelhos auditivos são encontrados em ambientes públicos. Para não perder seu dispositivo coloque uma identificação, com detalhes de como entrar em contato;
Guarde sempre em local seguro
Mantenha seu aparelho longe das crianças e dos bichinhos de estimação! Escolha um lugar onde não haja risco de queda;
Cuide das baterias
Quando não estiver utilizando o aparelho, remova as baterias. Além disso, mantenha as baterias carregadas e tenha sempre em mãos baterias reservas;
Manutenção só com profissionais especializados
Nunca tente consertar seu aparelho sozinho(a)! Consulte sempre um profissional especializado.
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.
Referência