Ao perder a audição, você acaba perdendo um pouco de quem você é, por isso é tão difícil aceitar o déficit auditivo. Portanto, a primeira parte da reabilitação auditiva é a aceitação do problema, já que, atualmente, os aparelhos auditivos estão muito mais acessíveis, discretos e funcionais.
A partir daí, o processo de recuperação da audição e da autoestima se dá naturalmente. E não se preocupe: você não é o único, não foi o primeiro e não será o último a passar por isso. O importante é saber: você não precisa sentir-se só, até porque a perda auditiva é um problema que tem solução.
Atenção a depressão
A incapacidade auditiva pode levar ao isolamento social, principalmente em idosos, e em casos mais graves até a depressão. Isso porque a pessoa com perda auditiva pode se sentir incapaz e passar por situações constrangedoras. Além de melhorar a audição, a reabilitação auditiva também afeta no aspecto emocional.
Como lidar com deficientes auditivos?
Fale claramente e num ritmo natural;
Ganhe a atenção da pessoa antes de falar;
Fique perto para que suas expressões faciais possam ser lidas;
Tente não falar de boca cheia;
Reduza o barulho de fundo;
Caso sua frase não seja entedida, tente reformular a frase.
Aparelhos auditivos
Atualmente existem diversos modelos de aparelhos auditivos no mercado. Os da Telex MG são exemplos disso! Eles oferecem uma gama de produtos que atendem diferentes necessidades, são mais eficientes, discretos e ergonômicos.
Vantagens em usar o aparelho auditivo
Melhora o convívio social;
Melhora as relações no trabalho e na escola;
Previne o isolamento;
Estimula habilidades cognitivas;
Melhora o zumbido;
Melhora a qualidade de vida.