Neste ano, a Semana Santa está sendo comemorada entre 25 de março e 1º de abril. Essa é uma tradição religiosa do Cristianismo que celebra a Paixão de Jesus Cristo, ou seja, Sua a morte e ressurreição.
Mas você sabe o que cada dia da Semana representa?
- Domingo de Ramos: a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Nesse dia é comum levar ramos para que sejam abençoados nas procissões e missas.
- Segunda-feira Santa: a prisão de Jesus Cristo.
- Terça-feira Santa: as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. É também o dia de penitência, no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos, ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.
- Quarta-feira Santa: em algumas Igrejas celebra-se o encontro de Nosso Senhora dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Há também as Igrejas que celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.
- Quinta-feira Santa: é relembrada a Última Ceia.
- Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão: é quando a Igreja recorda a morte de Jesus.
- Sábado Santo ou Sábado Aleluia: é o dia da espera, quando os cristãos aguardam a ressurreição de Jesus.
- Domingo de Páscoa: é um dos dias mais importantes para a fé cristã, pois Jesus vence a morte e ressuscita.
Por que não se come peixe?
Já é tradição reunir a família durante a Sexta-feira da Paixão para comer um prato especial feito com peixe ou bacalhau. Mas, hoje em dia, a Igreja não fala mais sobre obrigação ou proibição, apenas faz uma recomendação de se fazer jejum e não comer carne na Quarta-feira de Cinzas (início da Quaresma) e na Sexta-feira da Paixão. O objetivo é abrir mão de algo do seu cotidiano para mostrar a Jesus Cristo sua gratidão pelo grande sacrifício que Ele fez para nos salvar dos pecados do mundo. Mas, para isso, você também pode substituir a abstinência da carne por uma obra de caridade, um ato de piedade ou substituí-la por outro alimento.
Conheça algumas curiosidades sobre a Semana Santa!
- O cálculo para definir a Semana Santa em cada ano tem por base a data da Páscoa. Segundo a tradição cristã, Jesus morreu em uma noite de lua cheia. Em 325 d.C., a Igreja decidiu que o Domingo de Páscoa seria o primeiro domingo depois da primeira lua cheia que se seguiu ao equinócio da primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul. Desta forma, a Páscoa só poderá ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.
- Algumas cidades espanholas, como Valladolid, Santander e León, perdoam um prisioneiro por bom comportamento durante a Semana Santa.
- A palavra “paixão” do termo “Paixão de Cristo” não deve ser entendida como um significado de amor como conhecemos, mas como uma “ação de sofrimento”. A Paixão de Jesus Cristo se refere ao tormento que ele sofreu no Caminho da Cruz.
Deixe uma resposta
Comentarário(s)