sons-da-vidasons-da-vidasons-da-vidasons-da-vida
  • Home
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde Auditiva
  • Histórias de Vida
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
✕

Saúde auditiva em dia

Publicado por Sons da Vida em 31 de maio de 2022

A audição é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Através dela conseguimos nos integrar ao mundo e aos outros. Além disso, a audição nos ajuda a desenvolver relacionamentos saudáveis, nos conectar com os entes queridos e entender nosso lugar no mundo. 

Assim como cuidamos do resto do corpo, devemos nos preocupar com a saúde auditiva, para garantir o prazer de ouvir os sons da natureza, escutar músicas e manter diálogos com as pessoas.

Alimentos que fazem a diferença na saúde auditiva 

  • Frutas: Seus pigmentos, como os carotenoides do mamão e da laranja, são protetores da orelha. Coma duas porções ao dia.
  • Peixes: Eles contêm gorduras consideradas benéficas, a exemplo do ômega-3, com reconhecida atividade anti-inflamatória.
  • Oleaginosas: Fora terem gorduras vantajosas, carregam zinco, mineral que é ótimo para o sistema nervoso e, logo, para a audição.
  • Folhas verde-escuras: O ácido fólico presente nelas é um dos compostos mais estudados por seus préstimos ao ouvido.
  • Água: O sistema que recebe os sons externos é banhado por um líquido que depende de água para se manter atuante.

Hábitos que auxiliam a saúde auditiva 

Cuidado com sons altos

É muito importante que, sempre que possível, controle o volume do que você ouve. Não deixe que passe de 85 decibéis ou sua audição pode ser danificada.

Não use fones de ouvido por muito tempo

O uso excessivo de fones em volumes altos pode causar a perda irreversível da audição. Além de controlar o volume é importante que você faça intervalos de pelo menos 1 hora e procure não usar o acessório apenas em um ouvido.

Evite usar hastes flexíveis

Esse item deve ser usado apenas para limpar a parte exterior da orelha. A cera presente nos ouvidos tem um papel muito importante de proteção e não deve ser retirada através da inserção da haste no ouvido.

Proteja sua audição

Caso você trabalhe em um ambiente que está diretamente relacionado com barulhos altos constantes, use os protetores de ouvido.

Visite regularmente o seu otorrinolaringologista

Mesmo que você não tenha problemas na sua audição, é muito importante visitar regularmente o seu médico otorrino para que ele faça todos os exames necessários.

Como prevenir as dores de ouvido no inverno?

  • Mantenha a higiene do ouvido: a higiene deve ser feita delicadamente, apenas na parte externa da orelha. A cera é uma proteção natural dos ouvidos e não deve ser retirada;
  • Lembre-se que a alimentação também é amiga da audição: Alimentos ricos em vitamina B-12 são extremamente benéficos para a saúde auditiva;
  • Agasalho nunca é demais: sempre que sair no frio deve estar bem agasalhado e evitar ventos fortes;
  • Fique longe de gripes e resfriados: se você conseguir evitá-los, vai ter menos chances de ter dores de ouvido.

A importância do check-up auditivo 

Assim como fazemos exames de sangue para detectar deficiências nutricionais e outros problemas de saúde, devemos fazer check ups auditivos periodicamente. O check up detecta problemas e garante mais chances de recuperação, por permitir o tratamento precocemente. 

E não se engane: todos precisam fazê-lo, mesmo os que não apresentam nenhum sinal de perda auditiva. O check up também previne doenças, garante a saúde auditiva e complementa outros diagnósticos. 

Além disso, caso seja detectada alguma perda auditiva, quanto mais rápido for a implantação de um aparelho auditivo, maior a chance de adaptação a ele.  

Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Posts Relacionados:

  1. Cuidados especiais com a saúde auditiva no inverno
  2. Ruído branco e saúde auditiva
  3. Alimentação e saúde auditiva
  4. O futuro da saúde auditiva
Compartilhar
Sons da Vida
Sons da Vida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no site

✕
Desenvolvido por
Medtarget - Marketing Médico