A tecnologia e a inteligência artificial estão mudando o mundo. Colocando a inteligência para trabalhar , o ser humano desenvolve milhares de aplicativos que facilitam o dia-a-dia das pessoas, e, principalmente, ajudam na inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência, como as pessoas com déficits auditivos, por exemplo.
As novas tecnologias médicas têm avançado para proporcionar uma vida completamente inclusiva à quem sofre de perda de audição. Os aparelhos auditivos já podem ser usados na prática esportiva, são invisíveis e conectados. O Oticon Opn, por exemplo, já é conectado à internet e pode ser integrado, via Bluetooth, com os aparelhos eletrônicos do dia-a-dia, como televisão, smartphones e computador.
Pessoas com deficiência auditiva enfrentam barreiras de comunicação todos os dias, seja em uma conversa pessoal, na reunião de trabalho, para assistir a uma peça de teatro ou um filme, participar de um bate-papo com amigos, ouvir música ou até mesmo papear no telefone.
Um novo aplicativo criado na Argentina possibilita auxiliar pessoas com perda auditiva.Batizado de uSound, o software usa o microfone do smartphone para captar os sons do ambiente e ajusta esse áudio para cada usuário. Com versões para Android e iOS, o app já tem configuração em português, espanhol, inglês e chinês e promete facilitar muito a vida de quem tem perda auditiva.
Incomodado com os ruídos que costumam acompanhar quem usa dispositivos auditivos, um menino brasileiro de 12 anos, usuário de aparelho auditivo, desenvolveu um aplicativo que controla o vibrante do aparelho e regula essa interferência sonora. A solução ainda não está disponível para download, mas o jovem inventor foi vencedor do prêmio ‘Ideas For Ears’ organizado pela MED-EL, empresa multinacional especializada em soluções auditivas implantáveis.
Pessoas com deficiência auditiva agora contam com uma nova ferramenta tecnológica que pode ajudar a reduzir acidentes de trânsito: a “Buzina Inteligente”. O aplicativo instalado no celular da pessoa surda reconhece o som da buzina por meio de inteligência artificial. Quando um motociclista buzinar o aparelho emiti um sinal de alerta para o usuário.A tecnologia é uma complementação do aplicativo “Giulia, utilizando técnicas de processamentos digital de sinais. Disponível na plataforma Android.
A tecnologia adotada foi criada pela Signumweb, uma startup mineira que promete revolucionar a forma de relacionamento da pessoa surda com os mais diversos prestadores de serviços públicos e privados. Trata-se de uma plataforma online que conecta intérpretes de libras espalhados pelo país às pessoas surdas e ouvintes que necessitam de tradução em tempo real por vídeo-conferencia.
Confira, a seguir, os melhores aplicativos de abrangência de conteúdo indicado para uso diário, conforme a avaliação dos próprios usuários: