Hoje, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma homenagem mais do que merecida a todas mulheres por suas conquistas e lutas no século XX. Por isso, hoje vamos contar resumidamente a história de uma mulher de fibra, que superou o preconceito e todos obstáculos que a vida lhe impôs.
Heather Whitestone nasceu nos Estados Unidos, em uma pequena cidade do Alabama, em 1973. Aos 18 meses de vida, por conta de uma doença viral, ela perdeu a audição. A mãe de Heather recebeu muitas críticas da comunidade surda, porque, em vez de ensinar a linguagem de sinais à filha, optou por ensiná-la a leitura labial. Isso e a inspiração de sua conterrânea Helen Keller – também deficiente auditiva – fez com que ela decidisse que não queria tratamento distinto dos demais.
Na adolescência, Heather começou a participar de concursos de beleza para ajudar a família financeiramente. Além disso, em um desses concursos, ganhou uma bolsa de estudos na Universidade Estadual de Jacksonville.
Ainda universitária, em 1995, Heather foi eleita Miss Estados Unidos, se tornando a primeira Miss com alguma deficiência na história americana. Apesar do feito gigantesco, ela não se deu por satisfeita. Após ser eleita Miss Estados Unidos, ela voltou à universidade e concluiu seu curso.
Posteriormente, se tornou uma porta voz da causa dos deficientes auditivos, ocupando diversos cargos em instituições públicas e instituições privadas sempre em prol a saúde auditiva. Ela foi executiva do Comitê Presidencial de Emprego para Pessoas com Deficiência, participou do Comitê Nacional da Deficiência, do conselho do Instituto Nacional da Saúde Auditiva e Outras Deficiências Comunicativas e membro da Fundação Helen Keller para Pesquisa e Educação.
Não bastasse todos esses cargos, ela escreveu quatro livros, escreve artigos periódicos para o jornal USA Today e para revista People. Já casada e com filhos, em 2002 ela se submeteu a um implante coclear, para recuperar sua audição. Segundo a ex-miss, sua maior motivação para fazer o implante era a vontade de ouvir choro de seu filho, ainda bebê.
Atualmente, além de porta-voz das Instituições América Coclear e Fundação de Saúde Auditiva Starkey, ela viaja pelo mundo dando palestras motivacionais e contra o preconceito.
Heather Whitestone é um exemplo de perseverança, de como é possível superar as barreiras e como todos são capazes de levar a vida normalmente apesar das dificuldades. Um exemplo de mulher. A história de Heather Whitestone é a forma que encontramos de parabenizar a todas vocês mulheres, por sua fibra, garra e capacidade de superar obstáculos com afinco.