Quando uma pessoa começa a perder a audição, ela deixa de ouvir alguns sons. Com o tempo, o cérebro para de processar esses sons e acaba “esquecendo” que eles existem.
Nós ouvimos sons agudos, médios e graves, dentro de uma determinada frequência. Porém, pessoas que sofrem de audição seletiva a capacidade de ouvir algumas frequências se perdem.
A audição seletiva é um problema sério e pode causar outros efeitos psicológicos como:
Além disso, pode se agravar, tornando-se uma perda auditiva mais profunda.
É importante frisar que audição seletiva não significa que a pessoa só ouve o que ela quer, mas sim que ela ouve apenas os sons que ela consegue
Sete em dez adultos acredita que o parceiro tem audição seletiva
De acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido, os homens estão mais propensos do que as mulheres a não ouvir, propositadamente, o que o seu parceiro diz. Em números, isto significa que os homens ‘não ouvem’ o que outro diz sete vezes por semana (ou 388 vezes por ano); as mulheres optam por não ouvir seis vezes por semana (339 vezes por ano).
Seis em cada dez pessoas disseram, na pesquisa, que o cônjuge tinha tendência a ver televisão ou ouvir rádio com o volume alto. Quatro em cada dez participantes disseram que os seus parceiros ficam frustrados durante convívios sociais porque se esforçam para ouvir adequadamente.
A importância do aparelho auditivo
Quando uma pessoa com deficiência auditiva começa a usar aparelhos auditivos, ela volta a ouvir sons que não ouvia até então. Com isso, o cérebro passa a ser estimulado e processar novamente esses sons. Esses dispositivos garantem que o paciente retome a qualidade de vida que costumava ter e promove bem-estar e conforto.
Conclusão
É importante identificar e reabilitar a audição o quanto antes, para que você possa aproveitar por completo os sons. Se você acredita que tenha audição seletiva, agende uma consulta com um especialista para conferir a saúde da sua audição.
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.