Se você é daquelas pessoas que “viajam na maionese”, ou seja, têm dificuldades em focar a atenção em apenas uma tarefa, está na hora de conhecer o Mindfulness, uma técnica de meditação asiática e adaptada para o Ocidente. De modo geral, trata-se de um treinamento com exercícios diários que visam desenvolver a concentração no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado, por exemplo.
Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), e publicado pela Revista Science, aponta que em 46,9% do tempo não estamos prestando atenção no que fazemos e isso causa desânimo. Os dados comprovam, ainda, que somos mais alegres quando ações e pensamentos se alinham. Ou seja, o Mindfulness influencia até na felicidade. E o tempo dedicado à atividade pode variar entre cinco e 40 minutos, por exemplo. Depende de você!
Palavra de um campeão
Em junho de 2017, o Cleveland Cavaliers ganhou seu primeiro troféu na NBA. O título foi atribuído por muitos ao astro do basquete LeBron James. Dois anos antes, ele havia desviado de uma trajetória ascendente para voltar ao time onde sua carreira começou, quando ainda era adolescente. A curiosidade é que LeBron James – e outros nomes conhecidos desse esporte, como Kobe Bryant e Michael Jordan – praticam Mindfulness. Durante os intervalos das partidas do Cleveland Cavaliers, enquanto os flashes estouravam e os assistentes técnicos analisavam estratégias com voracidade, não era raro LeBron James estar com os olhos fechados, imóvel em meio aos gritos da torcida. Para ele, o Mindfulness foi fundamental para manter o flow (fluxo) durante o jogo e garantir a vitória.
Benefícios do Mindfulness:
Como praticar o Mindfulness
* Dica: existem sites e aplicativos gratuitos que podem ajudar iniciantes, como o app HeadSpace. O Mindfulness pode ser praticado, inclusive, durante atividades do dia a dia, como no caminho para o trabalho ou enquanto você corre na esteira.