A audição é, dentre todos os sentidos humanos, o primeiro a ter o desenvolvimento completo em termos de origem. Na 16ª semana de gestação 9https://www.infoescola.com/anatomia-humana/audicao/), o feto já consegue ouvir e até identificar a voz da mãe.
O sistema auditivo é dividido em três partes:
O caminho do som
1) As ondas sonoras (https://sonsdavida.com.br/como-funciona-a-audicao/) entram na orelha externa e alcançam a orelha média para fazer o tímpano vibrar.
2) O tímpano vibra os ossículos, que são ossos pequenos. As vibrações viajam pelos ossículos até a orelha interna.
3) Quando as vibrações sonoras alcançam a cóclea, elas empurram as células especialmente ciliadas. As células ciliadas transformam as vibrações transformam as vibrações em impulsos elétricos nervosos.
4) O nervo auditivo liga a cóclea aos centros auditivos do cérebro. Quando esses impulsos elétricos alcançam o cérebro, são percebidos como som.
Trabalho em conjunto com o cérebro
O cérebro o responsável pela decodificação, ou seja, quando escutamos uma música, assistimos um filme ou conversamos com nossos amigos, nosso corpo está em total trabalho para que as letras e vozes sejam perfeitamente entendidas e sentidas.
Curiosidades sobre a audição
Conclusão
Por meio da audição sentimos o mundo ao nosso redor, por isso é tão importante zelar por ela. Ela está totalmente ligada à qualidade de vida e merece cuidados especiais.
Gostou das informações do post? Continue acompanhando o Blog Sons da Vida e nosso Instagram para ficar por dentro da saúde auditiva.