O zumbido no ouvido, mesmo em ambientes silenciosos, é uma queixa bastante comum e leva muitos brasileiros aos consultórios de otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos. O problema, apesar de não ter causa única, afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e pode causar insônia, ansiedade e depressão. Quer saber como lidar com o zumbido no ouvido? Continue lendo este artigo!
O zumbido no ouvido tem diferentes intensidades, duração e tipo. Ele pode ser sentido como um sussurro, que passa despercebido, ou pode ser percebido apenas em ambientes silenciosos. Pode ser ouvido como uma cachoeira, como algo semelhante a uma cigarra, como um chiado ou até mesmo como uma sirene.
O cérebro humano tem a capacidade de bloquear 80% das vezes o zumbido que escutamos, mas 15% das pessoas chegam a sentir indisposições com o zumbido e 5% delas sentem o que chamamos de zumbido incapacitante, que afeta a vida cotidiana, profissional e até os relacionamentos.
Inicialmente, os pacientes podem procurar o som externamente, até entenderem que o zumbido é interno, originado no sistema auditivo. Apesar disso, é possível que pessoas próximas também ouçam o zumbido, caso ele seja de origem objetiva e orgânica (quando há, por exemplo, alguma questão vascular envolvida).
As causas para esse som irritante no ouvido são várias e podem levar a exames minuciosos e completos sobre o estado de saúde do paciente. Mas uma coisa é certa: a presença do zumbido é um indicativo de que algo não está certo. Confira as principais causas para o problema:
A multiplicidade de causas torna mais difícil o tratamento da condição, mas é um alerta para um check up e para a busca de intervenções inter e multidisciplinares que priorizem o bem estar físico e a saúde. Outra causa importante do zumbido no ouvido é a perda auditiva gradual. O barulho incômodo pode ser sintoma de alguma lesão na estrutura do ouvido ou início de surdez. Por isso, não hesite em procurar um otorrino assim que perceber o som incômodo. Não deixe para depois: esperar que o zumbido desapareça sozinho pode agravar a causa e causar ainda mais estresse e ansiedade. O profissional buscará entender os fatores por trás da condição.
Existem ainda pessoas que convivem há tanto tempo com o zumbido que desistem de procurar ajuda. Não seja uma delas: é possível viver em paz sem esse incômodo e recuperar a sua qualidade de vida!
Algumas dicas podem ser muito úteis para a prevenção e tratamento do zumbido. Saiba quais são elas e ponha em prática:
Além das dicas acima, é possível também tratar o zumbido com um aparelho anti zumbido. O aparelho atua nos nervos do cérebro, utilizando impulsos elétricos para cessar o som desordenado. O anti zumbido é não invasivo e tem apresentado excelentes resultados. Entretanto, lembre-se: o uso do aparelho deve ser orientado pelo médico! Se interessou? Conheça o aparelho antizumbido e retome sua qualidade de vida!
O zumbido no ouvido afeta muito o cotidiano e o bem estar dos pacientes. A condição, se não tratada, pode se tornar crônica e exige acompanhamento médico multidisciplinar. Uma das possíveis causas é a perda auditiva – um otorrino e um aparelho antizumbido podem ajudar nesses casos! Não deixe sua saúde para depois: agende uma consulta com a Telex MG!