Quem já ligou para o SAC de grandes empresas já deve ter ouvido a gravação dizendo para portadores de deficiência auditiva discarem um certo número. E quem já ouviu, certamente se perguntou: “Mas como isso funciona? ”.
Na verdade, isso funciona através da tecnologia de telefones para surdos, conhecida no Brasil por Terminal Telefônico para Surdos (TTS), que é conectada ao sistema de telefônico, por tecnologias de localização, facilitando a comunicação para as pessoas com déficit auditivo.
Para funcionar perfeitamente, tanto a central de atendimento, quanto o deficiente precisam ter um aparelho com essa tecnologia. O que acontece é que através dela, o que o atendente fala ao deficiente aparece na tela do aparelho como texto, como se um chat, só que via telefone.
Os telefones públicos Brasileiro já usam a tecnologia conhecida como CISO (Central de Intermediação Surdo Ouvinte), que é um serviço público, e pode ser acessado pelo número 142. Neste caso, a mensagem falada pela pessoa do outro lado na linha, que não possui a tecnologia TTD, é intermediada por uma central aparece também escrita no visor dos telefones públicos.