Como falamos no post sobre o Novembro Laranja, o zumbido não é uma doença em si, mas, sim, um sintoma de uma determinada condição de saúde que afeta, em algum ponto, as vias auditivas. Ele pode parecer um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques ou estalos.
Tratamento
O tratamento do zumbido varia conforme sua causa. Em geral, tratando-se da causa, o problema será minimizado. Quando o motivo do zumbido é a perda auditiva, o aparelho é uma excelente alternativa. Aliás, já existem aparelhos específicos para este fim.
Terapia de Habituação: ensina o paciente a lidar com o zumbido no ouvido. Neste caso, a percepção do ruído diminui progressivamente até chegar ao ponto de não ser mais ouvida.
Gerador de ruído branco: equipamento que emite barulhos – como sons da chuva caindo ou do barulho do mar – que podem ser utilizados para disfarçar e amenizar a percepção do zumbido.
Tinnitus Sound Support
Os aparelhos da Telex MG possuem a tecnologia Tinnitus Sound Support, um algoritmo de suporte ao tratamento do zumbido.
O programa que foi desenvolvido especificamente para os aparelhos auditivos, permite que toque diversos sons que podem te ajudar a tirar sua atenção do zumbido. Junto com seu profissional de audição, você pode escolher dentre uma ampla gama de sons de alívio de zumbido e decidir quais sons incluir nos seus aparelhos auditivos.
O Tinnitus SoundSupport oferece uma variedade de sons, desde um som calmo de oceano a um som constante. Escolher um aparelho auditivo com esta tecnologia oferece um alto nível de flexibilidade, que é importante para qualquer pessoa que sofre com o zumbido.
Se você sofre com zumbidos, agende uma consulta com profissional para diagnóstico e tratamento do problema.
Continue acompanhando o Blog Sons da Vida e nossas redes sociais para ver mais sobre saúde auditiva.