Assim como cuidamos do resto do corpo, devemos nos preocupar com a saúde auditiva, para garantir o prazer de ouvir os sons da natureza, escutar músicas e manter diálogos com as pessoas.
Os hábitos que envolvem a saúde auditiva são mais simples do que você imagina, porém devem ser diários.
Dicas para cuidar da saúde auditiva
Cuidado com sons altos
É muito importante que, sempre que possível, controle o volume do que você ouve. Não deixe que passe de 85 decibéis ou sua audição pode ser danificada.
Não use fones de ouvido por muito tempo
O uso excessivo de fones em volumes altos pode causar a perda irreversível da audição. Além de controlar o volume é importante que você faça intervalos de pelo menos 1 hora e procure não usar o acessório apenas em um ouvido.
Evite usar hastes flexíveis
Esse item deve ser usado apenas para limpar a parte exterior da orelha. A cera presente nos ouvidos tem um papel muito importante de proteção e não deve ser retirada através da inserção da haste no ouvido.
Proteja sua audição
Caso você trabalhe em um ambiente que está diretamente relacionado com barulhos altos constantes, use os protetores de ouvido.
Visite regularmente o seu otorrinolaringologista
Mesmo que você não tenha problemas na sua audição, é muito importante visitar regularmente o seu médico otorrino para que ele faça todos os exames necessários.
Se alimente de forma saudável
Além da boa forma, alimentos certos fazem muito bem para a nossa saúde auditiva. Alguns cardápios saudáveis são capazes de reduzir o risco de desenvolver a perda auditiva ou impedir que ela ou outros problemas auditivos progridam.
Conheça alimentos que fazem bem para a saúde auditiva
Frutas: Seus pigmentos, como os carotenóides do mamão e da laranja, são protetores da orelha. Coma duas porções ao dia.
Peixes: Eles contêm gorduras consideradas benéficas, a exemplo do ômega-3, com reconhecida atividade anti-inflamatória.
Oleaginosas: Fora terem gorduras vantajosas, carregam zinco, mineral que é ótimo para o sistema nervoso e, logo, para a audição.
Folhas verde-escuras: O ácido fólico presente nelas é um dos compostos mais estudados por seus préstimos ao ouvido.
Água: O sistema que recebe os sons externos é banhado por um líquido que depende de água para se manter atuante.
Protetores auriculares são amigos da saúde auditiva
Os protetores auriculares são ótimas soluções para abafar ou diminuir os ruídos e podem ser usados para ajudar a dormir, descansar ou a ficar em um ambiente movimentado de maneira confortável. Eles são considerados Equipamentos de Proteção Individual e são essenciais em empresas com grande barulho, a fim de proteger a audição.