A audição pode ser ainda mais importante do que podemos imaginar. Dentre as consequências causadas pela sua perda estão dificuldades de aprendizado, problemas profissionais, emocionais e até mesmo psicológicos, o que, por sua vez, provocam uma significativa diminuição da qualidade de vida.
A exposição contínua a ruídos superiores a 80 decibéis – como o barulho de aspirador de pó, liquidificador, secador de cabelo e furadeira – pode causar perda progressiva da audição. Já permanecer em ambientes barulhentos com frequência pode levar à perda irreversível da capacidade de ouvir. Vale lembrar, ainda, que qualquer dano auditivo, é cumulativo e os efeitos podem não ser rapidamente notados.
No entanto, muitas vezes, os problemas auditivos podem ter causas simples, ser facilmente curados e, principalmente, evitados e prevenidos mudando e observando seus hábitos diários. Em todo caso, se você suspeitar que a sua audição já não é a mesma, procure um otorrinolaringologista. Através de exames específicos, ele poderá diagnosticar o seu grau e tipo de perda auditiva.
Em casa
Os barulhos de vários eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo podem ser muito prejudiciais à audição. Mas, como já fazem parte do dia a dia, costumamos nem os perceber, ou nota-los somente quando estão em silêncio. O resultado disso é o aumento do tom de voz para falar e do volume da TV, por exemplo, acumulando uma grande quantidade de ruídos. Confira algumas dicas para seguir dentro de casa:
- Quando algum amigo ou familiar te diz que você está falando muito alto, isso pode ser um alerta quanto aos hábitos ruins que você tem e precisa mudar.
- Se algum aparelho é barulhento ao extremo, talvez por estar muito velho, é melhor trocá-lo.
- Controle o volume da TV e do aparelho de som.
- Não ligue vários eletrodomésticos ao mesmo tempo.
Nas ruas
Os ruídos das ruas, causados por obras, trânsito e carros de som, por exemplo, também afetam muito a audição. Fora de casa, o indicado é:
- Quando estiver usando fones de ouvido, é importante ajustar a intensidade do som até, no máximo, sua metade.
- Opte por fones de conchas, que distribuem melhor o som e prejudicam menos a audição.
- Tente limitar o uso de fones de ouvido a uma hora diária.
- Não ouça música alta dentro do carro.
- Tente não circular com as janelas dos carros abertas, evitando o barulho do trânsito.
- Use protetores auriculares sempre que necessário e proteja as orelhas em ambientes com muito barulho.
- Dê períodos de descanso para os ouvidos quando permanecer por muito tempo em ambientes ruidosos.
- Evite ficar próximo de caixas de som nas festas ou shows de música.
Dicas para melhorar a audição
- Evite o uso de cotonetes. Ao contrário do que se pensa, esse objeto empurra a cera para dentro do canal da orelha, formando uma espécie de tampão. Além disso, ele pode até perfurar o tímpano.
- Se o tampão de cera já tiver sido formado, procure um otorrinolaringologista para removê-lo da forma adequada.
- Muitas vezes, a perda de audição é resultado de infecções mal curadas. Portanto, cuide bem da sua saúde e siga as orientações médicas.
- Alguns medicamentos têm como efeito colateral um possível prejuízo à capacidade auditiva. Se este for o caso, tente evita-los. Mas lembre-se de conversar com o seu médico sobre possíveis alternativas para o tratamento e não parar de tomar o medicamento prescrito sem o conhecimento do profissional.
- Mantenha uma alimentação saudável. O surgimento de zumbidos, por exemplo, pode estar relacionado com o consumo de alimentos gordurosos, de grande quantidade de açúcar, álcool ou cafeína.
- Sempre que for nadar, use uma touca de proteção para impedir que a água penetre em seu ouvido.
- Avalie periodicamente a sua capacidade auditiva. Dessa forma, qualquer possível problema poderá ser tratado precocemente, quando talvez ainda seja possível de reverter o quadro.
- Fique em silêncio sempre que possível depois de dias agitados para dar descanso aos ouvidos.
Deixe uma resposta
Comentarário(s)