Chegar à terceira idade com a saúde igual ou melhor a de uma pessoa de 30 anos ou menos. Será que esse sonho é possível? Pode parecer improvável, mas é possível sim! É certo que, neste caso, tanto o estilo de vida quanto a genética influenciam muito. Mas, exatamente quais características fazem a diferença entre uma velhice difícil e outra saudável? Foi isso que um estudo desenvolvido pela China e pelo Canadá tentou descobrir. Para isso, foram avaliados mais de mil voluntários chineses, de 3 a 100 anos, descritos pelos pesquisadores como “ridiculamente saudáveis” para a sua faixa etária.
A maior semelhança entre os voluntários foi a flora intestinal. Entenda: no nosso intestino, carregamos a maior concentração de micro-organismos do corpo humano. Esse conjunto de bactérias influencia no metabolismo, na saúde mental e até diminui a necessidade de tomarmos remédios. Mas, conforme envelhecemos, a diversidade da flora intestinal diminui e nos tornamos mais vulnerável a infecções.
Agora, as pesquisas buscam entender como alcançar essas condições intestinais das pessoas “ridiculamente saudáveis”. Mudanças na alimentação e probióticos são as opções mais simples. Mas alguns médicos acreditam tanto na importância do intestino para o organismo que estão testando até transplantes fecais para “reviver” a flora intestinal de pessoas com problema de saúde. Vai encarar?