A audição é a primeira experiência do bebê com o mundo externo e o último sentido a se desligar quando morremos. A audição é essencial em nossas vidas, desempenhando um papel fundamental na comunicação humana. É através dela que conseguimos perceber os sons do ambiente e os sons da fala. O som é capaz de proporcionar e modificar emoções e estas têm um papel fundamental nos relacionamentos, na saúde e na qualidade de vida.
Audição do feto
Os bebês começam a ouvir quando ainda estão na barriga das mamães. Na 13ª semana de gestação, o feto percebe os sons pela vibração na pele. Por volta da 17ª semana, consegue ouvir um pouco do que se passa dentro e fora do corpo da mãe. Na 20ª semana, consegue distinguir a voz materna.
As conversas de fora podem, sim, ser ouvidas pelo bebê, mas são atenuadas pela gordura e pelos tecidos da mãe. Estímulos sonoros saudáveis ajudam no desenvolvimento do bebê, como palavras carinhosas, músicas e sons da natureza.
Ruídos em excesso podem prejudicar a audição do feto
Um estudo realizado pelo Instituto Sueco de Medicina do Trabalho Karolinska Institutet revelou que crianças geradas por mães que trabalham em ambientes com ruídos em excesso têm 80% a mais de chance de ter problemas de audição.
A recomendação é que grávidas devem evitar níveis de ruídos acima de 80 decibéis, para preservar a saúde auditiva do bebê.
A audição é o último sentido a se desligar
De acordo com uma pesquisa realizada pelo UBC a audição é o último sentido a se desligar quando morremos. Isso quer dizer que algumas pessoas no estágio final da vida, ainda podem ouvir e entender tudo que se passa ao redor. Com a tecnologia da eletroencefalografia (EEG), que mede a atividade elétrica no cérebro, os pesquisadores monitoram a resposta do cérebro ao som, e descobriram que alguns pacientes que estavam morrendo responderam de forma saudável, semelhante a pessoas jovens e saudáveis, mesmo quando estavam bem próximos da hora da morte.
Importância da saúde audição
Os problemas com a audição podem levar a sentimentos de depressão e, em alguns casos, até isolamento. A nossa audição fornece uma grande fonte de informações, algumas delas óbvias, outras quase imperceptíveis, e quando combinados, estas informações são o elo entre o mundo e a forma como interagimos com ele. A audição nos ajuda a conduzir nossas vidas diárias sem limitações!
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.