sons-da-vidasons-da-vidasons-da-vidasons-da-vida
  • Home
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde Auditiva
  • Histórias de Vida
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
✕

Benefícios da música

Publicado por Sons da Vida em 8 de outubro de 2018

Aprender a tocar um instrumento musical, mesmo sem poder ouvir, é prova de que um deficiente auditivo é capaz de qualquer coisa. Um exemplo disso é o músico Ludwig van Beethoven, que perdeu a audição ao longo dos anos, mas continuou compondo com o uso da memória musical e também de adaptações em seu piano. A principal dessas adaptações foi a retirada das pernas do instrumento para que, sentado no chão, Beethoven pudesse sentir as vibrações e reconhecer as notas musicais. Isso é possível porque pessoas que não têm a capacidade de escutar podem sentir a música por meio de vibrações, assim como sentem os batimentos cardíacos e o ritmo ao andar, por exemplo.

Dentre os benefícios da música para os deficientes auditivos estão a possibilidade de interagir com outras pessoas, desenvolver novas habilidades e se sentir capaz de realizar atividades que são praticadas por quem ouve normalmente. A tendência ao isolamento é um fator comum entre as pessoas surdas, principalmente as crianças, que dificultam o seu relacionamento com a família, amigos e demais conhecidos.

Aula de música para surdos

O radiologista Dean Shibata, da Universidade de Washington, descobriu que a área do cérebro dos ouvintes que percebe a música é a mesma com que os surdos percebem a vibração. Essa pesquisa levou o músico profissional e pedagogo Carlos Alberto Alves a derrubar o tabu de que surdos conseguiriam tocar apenas os instrumentos de percussão.

Em 2015, nasceu, então, o Instituto Inclusivo Sons do Silêncio, em Recife, com foco no ensino da música com instrumentos de sopro para surdos. Hoje, ele abre as portas para qualquer pessoa com deficiência. Saiba como acontecem as aulas para os deficientes auditivos!

  •  Ao reproduzir uma nota, o professor toca no ombro do aluno para que ele sinta a vibração.
  • Ao mesmo tempo, o professor indica a posição no instrumento. Assim, o aluno decodifica visualmente a nota correspondente àquela vibração.
  • Uma vez que o aluno tenha conseguido emitir o som corretamente, o professor passa para o ensino da partitura.
  • Como cada nota tem sua vibração sonora específica, o aluno consegue ler o que está escrito e, na passagem de uma nota para outra, consegue perceber a diferença entre as vibrações.

Tecnologia a favor

Está em desenvolvimento o Ludwig, um aplicativo criado por desenvolvedores de Campinas-SP para ajudar pessoas surdas a aprenderem e sentirem a música. O nome do app é, inclusive, uma homenagem ao músico Ludwig van Beethoven, que ficou parcialmente surdo durante sua carreira. Entenda como ele funciona!

  • O Ludwig consiste em um aplicativo de piano em um tablet, conectado a uma pulseira que emite uma vibração para cada toque feito na tela.
  • Após escolher uma das músicas disponíveis na biblioteca do aplicativo, o usuário pode ir seguindo as notas.
  • As guias têm cores distintas e ajudam a educar os usuários sobre o ritmo da canção tocada.

O Ludwig deve ser lançado na App Store quando o seu desenvolvimento for concluído.

Música na gestação

Um estudo feito pela Kaohsiung Medical School, em Taiwan, demonstrou que escutar música durante 30 minutos por dia traz diversos benefícios para a gravidez. Dentre eles estão a redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão nas mulheres grávidas e, consequentemente, nos seus bebês também. Além disso, quando o bebê assimila o som que está sendo tocado, uma sensação de tranquilidade e conforto é produzida, deixando-o mais calmo.

Estudos realizados em vários locais do mundo têm apontado para uma relação entre a estimulação musical na gestação e o melhor desenvolvimento cognitivo, emocional e de conduta do bebê após o seu nascimento. A Universidade de Leicester, na Inglaterra, demonstrou ainda que, após o parto, bebês que ouviram música na gestação se acalmam e dormem mais rapidamente ao escutarem a mesma música.

Posts Relacionados:

  1. Prazer e qualidade de vida
  2. Surdos unilaterais podem ser considerados pessoas com deficiência
  3. Aposentadoria e Tédio
  4. Amor declarado nas mãos
Compartilhar
Sons da Vida
Sons da Vida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no site

✕
  • 0
    Reabilitação Auditiva: A Chave para o Sucesso com Aparelhos Auditivos
    19 de março de 2025
  • 0
    Superando Desafios da Perda Auditiva: Estratégias Práticas para uma Vida Melhor
    6 de março de 2025
  • 0
    Mitos e Verdades sobre a Perda Auditiva
    20 de fevereiro de 2025
  • 0
    A Importância da Detecção Precoce da Perda Auditiva: Impactos e Benefícios para a Saúde Auditiva em Todas as Idades
    15 de janeiro de 2025
  • 0
    O Impacto Emocional da Perda Auditiva e Como Lidar com Isso
    8 de novembro de 2024

Tags

amor aparelho auditivo aparelhos auditivos audiometria audição audição infantil barulho Bem-estar brain hearing Casamento copa do mundo Curiosidades deficiência auditiva Depoimento dia da mulher dicas fonoaudiologia Histórias de Vida implante coclear Inclusão longevidade Melhor idade novembro laranja OPN oticon ouvido ouvir perda auditiva Preconceito prevenção qualidade de vida saúde saúde auditiva sistema auditivo sonsdavida Sons da vida surdez Tecnologia telex Telex 70 anos Telex Belo Horizonte Telex MG terceira idade verão zumbido

Arquivos

Pesquisar no site

✕
Desenvolvido por
Medtarget - Marketing Médico