A escolha de um brinquedo não deve levar só em conta o interesse do seu filho e a fase adequada. É preciso priorizar suas condições de segurança, sempre observando se o brinquedo possui o selo do Inmetro.
O selo é a garantia de que o produto foi testado, de que está na faixa etária recomendada e que se enquadra nos critérios legais de segurança.
Segundo o Inmetro brinquedos com nível de pressão sonora maior que 80 decibéis já podem trazer riscos à saúde auditiva das crianças. Um carrinho de polícia “pirata” pode registrar até 120 decibéis de ruído, quase o mesmo som de uma motosserra (100 decibéis) ou de uma britadeira (110 decibéis).
Se elas têm a audição comprometida, isso pode afetar todo o seu desenvolvimento, inclusive o desempenho escolar.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 10 mil recém nascidos, 30 têm deficiência auditiva. É preciso ficar atento(a) para descobrir o quanto antes, para que a criança tenha um acompanhamento adequado e melhor qualidade de vida. Quanto mais cedo a criança aprender a lidar com sua perda auditiva, mais ele vai ser tornar confiante e segura.
A Telex possui diversos aparelhos desenvolvidos especialmente para as crianças.
É importante não comprar brinquedos sonoros em camelôs, geralmente eles não são certificados pelo Inmetro e podem registrar decibéis muito acima do aceitável, além de oferecerem riscos à criança. O acompanhamento do otorrino é fundamental para a saúde auditiva da criança.