Os aparelhos auditivos já existem há décadas. Na verdade, os primeiros aparelhos elétricos, tais como os que temos hoje, são comercializados desde 1920. Nesse período, muito se evoluiu, e muito se falou sobre o tema. Filmes, seriados e personagens diversos já abordaram o assunto de diversas formas, sobretudo no intuito de reduzir o preconceito.
No Brasil não foi diferente. De todos os personagens, no entanto, que retratam o uso de aparelhos auditivos talvez nenhum deles tenha sido tão marcante quanto o Cabeção, de Malhação, interpretado por Sérgio Hondjakoff durante 6 temporadas do seriado (entre 2000 e 2005).
Um adolescente de classe média do Rio de Janeiro que usa o aparelho sem a menor vergonha e sem nenhum problema com os outros. Mas de lá para cá os aparelhos de surdez não são mais como os daquela época. O aparelho eternizado pelo Cabeção ainda era bem visível e cheio de limitações tecnológicas. Além de mais modernos, hoje os aparelhos são bem menos visíveis e mais discretos do que os do Cabeção. De toda maneira, não é de hoje que o Universo Teen e o uso dos aparelhos auditivos se misturam.