Muitos problemas auditivos estão relacionados com a falta de prevenção no trabalho. De acordo com pesquisas, algumas profissões põem em risco a saúde auditiva. Conheça elas:
Maioria dos professores da educação infantil apresentam dificuldades para ouvir
Ser professor na educação infantil não é nada fácil. Não bastasse toda a responsabilidade pela a educação de nossas crianças, estudos recentes demonstraram que a profissão acarreta em um risco para a saúde auditiva.
O mal, por incrível que pareça, acomete mais os professores jovens, entre 18 e 44 anos, que trabalham na educação infantil. Segundo os estudos, 70% desses profissionais apresentam dificuldades para ouvir e fadiga auditiva.
Essa fadiga é causada pela exposição excessiva a ruídos, como choros, gritos, crianças correndo, carteiras arrastando, etc.
Então, se você é professor, fique atento à sua saúde auditiva e visite o médico periodicamente. A prevenção pode aliviar muito os problemas auditivos.
Motoristas de ônibus e saúde auditiva
Conforme indica uma pesquisa realizada em Brasília pelo Ministério do Trabalho, 45% dos condutores e auxiliares de transporte rodoviário apresentam perda auditiva em função do excesso de barulho do motor – que se encontra na dianteira do ônibus, em 98% dos casos.
Trata-se de um número alarmante, que tem interpelado projetos de lei para proteção dessa classe de trabalhadores. A principal meta é exigir que as frotas públicas e viações tenham apenas veículos com motores traseiros, o que reduziria significativamente a exposição dos motoristas ao barulho intenso e contínuo.
Operadores de Call Center estão sujeitos a Perda Auditiva Induzida por Ruído
Estudos mostram que os operadores de call center podem ter a audição prejudicada, o que vem chamando a atenção de otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.
Como doença ocupacional, a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) pode atingir trabalhadores expostos por um longo período de tempo a ruídos acima de 80 decibéis. Logo, uma carga horária de oito horas de trabalho, com exposição contínua a esse volume, pode danificar as células do ouvido interno gradativamente.
Importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
Para os que trabalham em meio a tantos ruídos, existem os protetores auditivos. Os protetores auriculares são os mais usados.
Eles são ótimas soluções para abafar ou diminuir os ruídos e podem ser usados para ajudar a dormir, descansar ou ficar em um ambiente movimentado de maneira confortável. Eles são essenciais em empresas com grande barulho, a fim de proteger a audição.
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.