Uma pesquisa realizada pelo IBGE com apoio do Ministério da Saúde, indicou que os homens são mais suscetíveis à perda de audição do que as mulheres. De acordo com a fonte, em toda a população a proporção é de 1,2% no sexo masculino e 1,0% do sexo feminino.
Apesar das mulheres estarem à frente, a diferença não é muito grande e, por isso, merece atenção!
E sabe quem são os responsáveis por isso? Os hormônios femininos! Eles protegem a audição das mulheres até os 50/60 anos de idade e, por isso,os problemas auditivas são mais frequentes em homens.
Os sons altos estão ao nosso redor. Trânsito, música no fone de ouvido, carros de som e aquela playlist animada na ida ao trabalho podem prejudicar muito nossa audição.
A poluição sonora é um dos principais vilões da deficiência auditiva. Por isso, é importante evitar locais muito barulhentos e sempre ouvir música e assistir TV em volumes abaixo de 85 decibéis. É importante se cuidar desde cedo, já que os efeitos da exposição prolongada a sons muito altos podem demorar para aparecer.
A perda auditiva é a diminuição do nível de audição abaixo do normal. É um distúrbio relativamente comum, que pode começar a qualquer momento da vida, por diversas razões:
A perda auditiva, além de atrapalhar a qualidade de vida, traz insegurança, baixa autoestima, solidão e, em alguns casos, vergonha. Atualmente existem diversos tipos de aparelhos auditivos que oferecem uma variedade de recursos.
Caso apresente sintomas como zumbido, ouvido tampado ou dificuldade de entendimento, o ideal é entrar em contato com o seu médico ou agendar uma consulta na Telex MG.
Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o blog Sons da Vida e aprenda mais sobre saúde auditiva!