Pessoas com algum déficit têm grande dificuldade de se incluir plenamente na sociedade, inclusive no mercado de trabalho. Mesmo depois da lei de cotas, que incentiva a contratação funcionários com algum tipo de limitação, a inclusão ainda é muito incipiente.
Se em parte essa realidade é consequência do preconceito, em outra está ligada à dificuldade de adaptação do ambiente de trabalho às deficiências e à falta de capacitação profissional dessas pessoas.
Com relação a esta última, alguns programas sociais de capacitação profissional tentam reverter essa realidade, mas ainda são insuficientes para provocar mudanças significativas.
A educação é um direito intransferível de todas as pessoas. Ainda assim, o acesso à educação para deficientes auditivos ainda é muito restrito e difícil, bem como a preparação de professores e educadores capacitados a lidar com este público. Com isso, é cada vez maior o desafio para a formação educacional de surdos no país.
Apesar da melhoria da qualidade de vida, as pessoas com mais de 60 anos ainda encontram dificuldades para se manter no mercado de trabalho. A concorrência com os mais jovens e algumas limitações da idade, como a perda auditiva são fatores que contribuem para essa situação.
Mas, devido aos avanços tecnológicos, essa diferença auditiva reduz muito. Os aparelhos auditivos estão cada vez mais modernos e discretos, sem perder na qualidade, garantindo discrição, bem como a efetividade do profissional.
Por fim, as empresas e instituições de ensino precisam realizar adaptações no ambiente para receber uma pessoa que possua qualquer tipo de deficiência. As adaptações mais comuns de serem vistas, ainda que de maneira insuficiente, são as rampas para cadeirantes. No entanto, outras deficiências são quase que completamente ignoradas pelas escolas e empresas.
É preciso adaptar a comunicação, visual e sonora, para deficientes auditivos e visuais. Cuidar para que toda a sinalização e alarmes tenham versões visuais e sonoras, placas em braile. Além disso, conhecimento de Libras entre alguns profissionais é muito importante.