Hoje é dia dos profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita. Os fonoaudiólogos também ajudam a treinar e aperfeiçoar a voz humana, sendo bastante procurados por profissionais da área da comunicação, artistas e locutores, por exemplo.
Essa especialidade médica trabalha em conjunto com outros profissionais, como psicólogos, otorrinolaringologistas e neurologistas. Muitas pessoas têm dúvidas e confundem fonos com otorrinos. Hoje vamos falar um pouquinho sobre as diferenças entre eles.
A Fonoaudiologia
É uma área da ciência que tem como meta estudar e pesquisar técnicas e métodos de prevenção e terapia, que são desenvolvidas na comunicação oral, escrita, voz, audição e psicomotricidade.
A Audiologia é uma especialidade voltada aos distúrbios de comunicação oriundos do sistema auditivo. Essa área estuda e trata problemas relacionados à captação, percepção e interpretação de sons. Um fonoaudiólogo audiologista aconselha e acompanha pessoas com deficiência auditiva e garante a seleção e o ajuste individual correto dos aparelhos auditivos. Além disso, o profissional realiza tratamentos para recuperar ou compensar perdas auditivas por meio de procedimentos médicos ou cirúrgicos.
Diferença entre Fonoaudiólogo e Otorrinolaringologistas
Se você está com problemas auditivos, o profissional inicial, para a diagnóstico do problema é o otorrino. Ele é responsável por apontar uma possível lesão, ou inflamação, se o tratamento é medicamentoso.
O tratamento posterior é do fonoaudiólogo, que tratará da recuperação do problema, com a indicação de aparelhos auditivos adequados para o seu problema.
Desde os ajustes à manutenção regular das suas próteses auditivas será acompanhada pelo seu “especialista pessoal”.
Deixamos nossa homenagem a todos os profissionais dedicados em cuidar com carinho de todos os aspectos da linguagem e comunicação humana.
Para ver mais conteúdos como esse, continue acompanhando o Blog Sons da Vida e nosso Instagram.