O trabalho científico desenvolvido por Fonos e Otorrinos contribui para acelerar o diagnóstico e o processo de habilitação dos indivíduos deficientes auditivos.
As duas profissões são muito confundidas, porém desenvolvem papéis diferentes. Continue lendo para saber quais são as diferenças.
Os tratamentos que são de responsabilidade do otorrinolaringologista estão ligados a doenças que afetem o nariz, os seios paranasais, os ouvidos, a faringe e a laringe. No sistema auditivo, o otorrinolaringologista também é responsável por cuidar de doenças que afetem o equilíbrio do paciente, como aquelas com sintomas como tonturas e vertigens.
Veja abaixo quais são os principais sintomas e doenças cuja análise e tratamento são de responsabilidade do otorrinolaringologista:
É uma área da ciência que tem como meta estudar e pesquisar técnicas e métodos de prevenção e terapia fonoaudiológica, que são desenvolvidas na comunicação oral e escrita, voz, audição e psicomotricidade.
A Audiologia é uma especialidade da Fonoaudiologia voltada aos distúrbios de comunicação oriundos do sistema auditivo. Essa área estuda e trata problemas relacionados à captação, percepção e interpretação de sons advindos de diversas origens.
Um fonoaudiólogo audiologista aconselha e acompanha pessoas com deficiência auditiva e garante a seleção e o ajuste individual correto dos aparelhos auditivos. Além disso, o profissional de audiologia realiza tratamentos para recuperar ou compensar perdas auditivas por meio de procedimentos médicos ou cirúrgicos.
A Sociedade Brasileira de Otologia diz que 35% dos casos de perda da audição vêm da exposição à sons constantes, na maioria das vezes diária, porém ela pode acontecer de diversas maneiras: uso de medicamentos, infecções, hereditariedade, acúmulo de cera de ouvido e idade avançada.
Se suspeitar que sofre com uma dificuldade auditiva, não hesite em consultar um otorrinolaringologista, ou, um fonoaudiólogo.
O otorrinolaringologista vai determinar a causa específica da sua deficiência auditiva, receitar um aparelho auditivo e esclarecer as causas médicas da deficiência auditiva, além de recomendar tratamentos adequados.
Um fonoaudiólogo vai fazer um exame auditivo para determinar se você apresenta uma deficiência auditiva. Ele irá analisar a sua situação pessoal e te aconselhar sobre a prótese auditiva correta. Desde os ajustes à manutenção regular das suas próteses auditivas será acompanhada pelo seu “especialista pessoal”.
Os fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas se complementam e trabalham lado a lado. É preciso que haja diálogo entre os dois profissionais para que o paciente tenha um ótimo resultado e qualidade de vida.
Lembre-se: não hesite em consultar um otorrinolaringologista, especialmente se sentir qualquer tipo de dor. Opte sempre por um fonoaudiólogo da sua confiança, que seja especialista na área de audiologia.
Precisa de atendimento? Agende uma consulta com a gente!
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Blog Sons da Vida.