Hoje, 18 de outubro, é dia de parabenizar o médico, profissional que dedica a sua vida a cuidar da nossa. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, santo padroeiro da Medicina na religião católica (já que Lucas era médico).
Conheça algumas das responsabilidades do médico:
- Descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura.
- Indicar formas de prevenir doenças e orientar o paciente a ter uma vida mais saudável.
Dificuldades da profissão
Infelizmente, devido à falta de estrutura e de recursos de muitos hospitais brasileiros, os médicos não conseguem desempenhar de maneira adequada o seu papel, o que gera insatisfação por parte dos pacientes.
Curiosidade
Os médicos podem ser generalistas, ou seja, não ter uma especialização em nenhuma área específica da Medicina, ou especialista, quando são peritos em alguma área, como Endocrinologia, Cardiologia, Obstetrícia e etc.
História da Medicina
- Antes das técnicas medicinais surgirem, a Medicina estava voltada para os rituais de magia. Aos poucos, foram se desenvolvendo estudos sobre a ciência e esses estudos foram sendo adaptados aos recursos da tecnologia.
- As técnicas de Medicina mais antigas são dos povos da Mesopotâmia, bem antes da era cristã. Registros mostram que por volta dos anos 1700 e 1200 a.C. já eram realizados alguns procedimentos cirúrgicos.
- Na mesma época, a Índia já possuía técnicas mais avançadas. Nesse país, era possível retirar tumores e cálculos de vesícula.
- Com o passar dos anos, as especialidades foram surgindo. As primeiras áreas foram da Psiquiatria, Pediatria e Cardiologia.
- O grande salto da profissão foi a partir do século XVI, com a descoberta do microscópio.
- No século XX, tivemos grandes conquistas como estudos da genética, microbiologia, bioquímica e outras áreas, onde foram desenvolvidas técnicas minuciosas de avaliação, possibilitando identificar as causas de várias doenças e tornando suas curas mais viáveis.
- Hoje, no Brasil, as especialidades chegam por volta das 52 categorias, segundo aprovação do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Mas o que é saúde?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde não é apenas não estar acometido por doenças, mas ter condições de manter um estado físico, mental, psicológico e social equilibrados, dando à pessoa mais qualidade de vida.
Dentre os estudos do médico para garantir a nossa saúde estão o conhecimento do funcionamento do corpo humano, as doenças, como curar as doenças, como diagnosticar uma doença e como agem as medicações em nosso corpo, a fim de administrar os melhores tratamentos possíveis.
O Dia do Médico pelo Mundo
A escolha do dia 18 de outubro como Dia do Médico – e de São Lucas como patrono desses profissionais – é comum em vários países de base cristã, como Brasil, Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia. Mas existem diversas nações ao redor do mundo que homenageiam seus médicos em datas diferentes.
- Estados Unidos da América: 30 de março, data em que a anestesia foi administrada pela primeira vez em um paciente em 1842.
- Canadá: 1º de março, data que marca o nascimento da Dra. Emily Stowe, primeira mulher a ser médica no país.
- Índia: 1° de julho, homenagem ao Dr. Bidhan Chandra Roy, um grande médico indiano que nasceu e morreu nessa data.
- Irã: comemora o Dia do Médico Nacional no aniversário do filósofo Avicena. Esse país usa um calendário diferente e, no Brasil, a data corresponde ao nosso dia 22 de agosto.
- Diversos países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Cuba e Paraguai: 3 de dezembro, em homenagem ao Dr. Carlos Finlay, médico cubano responsável por comprovar a teoria de que a febre amarela se propaga através do mosquito Aedes aegypti.
- Venezuela: 10 de março, data de nascimento de José María Vargas, que, além de médico, foi presidente da República.
- México: 23 de outubro, inauguração do Establecimiento de Ciencias Medicas, em 1833, uma instituição de ensino superior responsável por desenvolver a medicina nacional.
São Lucas
São Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Embora ele não tenha convivido pessoalmente com Jesus, seus textos são baseados nos depoimentos de pessoas que foram testemunhas da vida e da morte do Messias cristão.
Mesmo sem provas documentadas, para a Igreja existem provas indiretas de que Lucas foi médico, sendo possível encontrar as principais delas na própria Bíblia. Além de médico, acredita-se que ele também era pintor, historiador e músico. Lucas teria estudado Medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido, hoje localizada em território sírio.
Não se sabe com clareza se a data 18 de outubro se refere ao seu nascimento ou à sua morte.
Feliz Dia do Médico e parabéns para os guardiões da saúde!
Deixe uma resposta
Comentarário(s)