É chamada de infertilidade a dificuldade de implantação do embrião no útero da mulher, o que dá início à gravidez. Entretanto, o problema pode estar relacionado às características da mulher (30%), do homem (30%) ou de ambos (40%). Vale ressaltar que há diferença entre os termos esterilidade e infertilidade. O primeiro define a pessoa que não vai conseguir ter filhos. Na infertilidade, entretanto, considera-se o casal que está tendo dificuldade para engravidar, mas pode atingir o objetivo com o devido tratamento.
Depois de entender o que é infertilidade, é importante você saber que os problemas relacionados à dificuldade do casal em engravidar não são um ponto final no sonho de ter uma criança. Estima-se que, no mundo todo, 15% dos casais têm dificuldades para engravidar, ou seja, é uma situação mais comum do que se imagina. Ainda assim, a maior parte deles (de 85 a 90% dos casos) consegue engravidar recorrendo a métodos tradicionais.
Tratamentos para a infertilidade
Os tratamentos são recomendados após um ano de tentativas de gravidez sem sucesso. Eles não garantem 100% a gravidez, mas aumentam consideravelmente as chances de o casal conseguir realizar esse sonho. Já o método a ser utilizado depende do diagnóstico do médico ginecologista ou urologista. Os mais frequentes são:
Principais causas da infertilidade
Na mulher:
No homem:
Por que é mais difícil engravidar aos 40 anos?
Depois dos 30 anos, a qualidade dos óvulos da mulher diminui. Por volta dos 50 anos, eles deixam de conseguir realizar a sua função, dificultando ainda mais a gravidez.
A gravidez após os 40 anos fica mais difícil mesmo quando a mulher já teve o primeiro filho devido à má qualidade dos óvulos. Para se ter uma ideia, aos 40 anos a mulher tem 8% da capacidade reprodutiva; aos 43 anos ela tem 1%.
Dicas para aumentar a fertilidade do casal
*Para saber calcular essas datas corretamente ou adotar outras medidas naturais é preciso consultar um médico especialista.
Congelamento de óvulos
A alternativa para mulheres que querem adiar o sonho da maternidade é congelar seus óvulos, técnica existente há mais de dez anos e que está cada vez mais comum. Por meio desse método, são coletados óvulos e os mais saudáveis são congelados para serem inseridos novamente no útero da mulher no momento desejado, aumentando as chances dela de engravidar apesar da idade mais avançada.
A indicação é que as mulheres interessadas congelem seus óvulos até os 35 anos. Mas a idade média das pacientes que têm procurado esse serviço gira em torno dos 37,7 anos.
Passo a passo do congelamento de óvulos