O mês atual chama atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, responsável por 10% de todas as mortes provocadas pela doença em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino. De acordo com estatísticas americanas, um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um homem em cada 35 morrerá da doença.
História da doença
O câncer de próstata se instala numa área qualquer da glândula. À medida que cresce, vai ocupando gradativamente os lobos direito e esquerdo da próstata. Quando está nas fases mais avançadas, invade por continuidade a cápsula que reveste o órgão, para depois chegar aos tecidos ao seu redor, incluindo as vesículas seminais.
Sintomas comuns
No estágio inicial, geralmente a doença é assintomática. Em tumores mais volumosos, o paciente sente:
Prevenção e tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata, obesidade) , ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença.
Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção do câncer de próstata.
Cuide-se! Previna-se!