Este mês acontece em todo o país a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido. O objetivo das ações realizadas é chamar a atenção da população para o crescimento do zumbido no ouvido, além da importância do diagnóstico e tratamento precoce. O Novembro Laranja é uma iniciativa da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (Apidiz), já ocorre há oito anos e foi inspirado na campanha Outubro Rosa.
O que é um zumbido?
O zumbido não é uma doença, mas sim um sintoma. Isso significa que ele é um alerta do corpo de que algo não está funcionando como deveria. Ele pode ser definido como uma ilusão auditiva, ou seja, uma sensação sonora não relacionada com uma fonte externa de estimulação. Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, percebida apenas pelo paciente, característica que dificulta a investigação do problema.
Pode parecer um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques ou estalos. Alguns ouvem o zumbido somente no silêncio ou quando prestam atenção em seus ouvidos; outros o ouvem o dia todo.
Quais fatores levam a ter zumbido no ouvido?
Existem tratamentos para o zumbido, porém é preciso procurar um profissional para que ele analise, diagnostique o problema e faça a recomendação da melhor solução.Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando o blog Sons da Vida e nos siga no Instagram para ficar por dentro das novidades.