Apesar de lidar com sons em grande parte do tempo, muitos músicos, inclusive famosos, possuem algum problema de audição. Isso acontece devido a grande exposição à música e a sons altos durante muitos momentos da vida.
Mesmo com alguma deficiência auditiva, diversos músicos são exemplo de superação e construção de carreiras sólidas e reconhecidas mundialmente. A perda da audição ou parte dela não deve ser um motivo para deixar de praticar suas atividades rotineiras.
Músicos com problemas de audição
Beethoven
Muita gente não sabe, mas Beethoven tinha deficiência auditiva. Mesmo com problemas auditivos graves, ele foi capaz de construir uma carreira tão sólida e reconhecida mundialmente por todos.
Will.I.Am
Além de ser um dos músicos e produtores mais conhecidos, é um dos fundadores do grupo de maior sucesso nos anos 2000 The Black Eyed Peas.
Ele já relatou em várias entrevistas que sofre por um zumbido no ouvido muito alto e insuportável, causando até dores.
Eric Clapton
O músico relatou que desenvolveu zumbido no ouvido por fazer inúmeros shows frente a uma caixa de som em volumes muito altos.
Filme O Som do Silêncio
O filme do diretor e roteirista Darius Marder narra a virada repentina na vida de Ruben (Riz Ahmed) quando o baterista de heavy metal perde a audição. Incapacitado para exercer sua função na turnê ao lado da namorada Lou (Olivia Cooke), ele encontra um custoso tratamento médico, mas precisa aprender a lidar com sua nova realidade, enquanto junta dinheiro para a despesas.
O longa apresenta uma forte visão anti-capacitista, dando holofotes para uma parcela da população que, na ausência de melhor representação, sofre com estereótipos e preconceitos. O elenco tem grande força nisso, escalado a partir de pessoas com as deficiências que interpretam nas telas.
Audição de músicos de Orquestras
O desenvolvimento de patologias que acometem o sistema auditivo é uma característica comum entre músicos de orquestras, uma vez que esses estão constantemente expostos a fatores que podem causar prejuízo à audição, como, por exemplo, sons de elevada intensidade, ensaios em espaços acusticamente inapropriados e extensas jornadas de trabalho.
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) demonstrou que alguns músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresentam perdas auditivas neurossensoriais com aumento dos limites auditivos em 4 e 6 kHz. A audiometria de altas frequências pode ser útil no diagnóstico precoce de perda auditiva em grupos com histórico de exposição sonora crônica.
Principais sintomas da perda auditiva
Graus da perda auditiva
Ao notar qualquer sintoma informado acima, agende uma consulta com um profissional para avaliação e possíveis recomendações de tratamentos.
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.
Fontes:
https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/o-som-do-silencio-critica