Perda auditiva precoce
De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país. No que se refere a idade, quase 1 milhão são crianças e jovens até 19 anos.
As causas da deficiência auditiva vão desde infecções (otites) de repetição, meningite e traumas, até exposição constante a ruídos intensos.
Bebê e audição
Nas primeiras 48h de vida o bebê precisa fazer o teste da orelhinha para identificar qualquer tipo de problema auditivo. Quando o tratamento começa desde cedo, maiores as chances de evitar atrasos no desenvolvimento infantil, visto que a audição é fundamental no processo de aprendizagem da fala.
Cuidado com ruídos!
Fones de ouvido no último volume, TV alta, rádio ligado, vídeo-game e, até mesmo lives nas redes sociais podem ser o ponta-pé inicial dos problemas auditivos. Sons acima de 85dB já são incômodos aos nossos ouvidos, imagine se expor a todos esses ruídos várias horas por dia?
A perda auditiva é gradual e basta menos de meia hora por dia em lugares muito barulhentos para que os ruídos afetem diretamente a audição. Além disso, ansiedade, alterações de humor, irritabilidade e hipertensão arterial também são consequências de um longo tempo de exposição ao som alto.
Aparelhos auditivos são diferentes para crianças e adultos
Existem várias diferenças que são consideradas importantes entre o processo de adaptação dos aparelhos auditivos para crianças e adultos. Quando se fala no ajuste dos aparelhos auditivos para crianças, fala-se na necessidade de o aparelho possibilitar o acesso máximo às informações dos sons de fala para o desenvolvimento da linguagem. Desta forma, a aplicação de recursos que limitem a audibilidade ou acesso à informação, não é indicada para uma criança.
A Telex MG oferece diversos aparelhos com recursos audiológicos revolucionários e design robusto específicos desenvolvidos para soluções pediátricas.
Aparelhos auditivos e adolescentes
A medida que as crianças crescem e vão se tornando adolescentes, suas necessidades mudam. Isso acontece também com a escolha do aparelho auditivo. Geralmente, nessa época da vida eles se relacionam mais com as outras pessoas, preferem modelos mais discretos e frequentam lugares mais barulhentos, como festas.
A Telex MG tem uma infinidade de opções que atendem todo os gostos! Para conhecer os aparelhos, basta clicar aqui.
Conclusão
Audição significa qualidade de vida, por isso é importante que as crianças e adolescentes tenham acompanhamento médico com profissionais especializados em audição desde cedo. Se seu filho tiver com zumbidos no ouvido ou com dificuldade em ouvir, não hesite em agendar uma consulta.
Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando o Blog Sons da Vida para saber tudo sobre saúde auditiva.