Na pandemia muita coisa mudou, enquanto outras tornaram-se essenciais para nossa saúde como uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel. Apesar da máscara ser uma aliada essencial na luta contra o coronavírus, ela também dificulta um pouco a comunicação, principalmente para pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva.
Deficientes auditivos no mundo
De acordo com o mais recente estudo promovido pelo Instituto Locomotiva e pela Semana da Acessibilidade Surda, existem aproximadamente 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, são cerca de 500 milhões de surdos e a previsão da entidade é de que, até 2050, pelo menos 1 bilhão de pessoas em todo o planeta sejam portadoras de deficiência auditiva.
Uso de máscara e distanciamento social dificulta o entendimento de deficientes auditivos
Com o uso da máscara, o deficiente não consegue ler os lábios e as expressões do comunicador, dificultando seu entendimento. Além disso, o distanciamento de pelo menos um metro das pessoas interfere no fato de não poder pedir para que os outros falem mais perto de seu ouvido.
Situações do dia a dia podem ser tornar um desafio
Uma simples ida ao mercado, à farmácia ou qualquer outro estabelecimento pode ser tornar uma tarefa difícil para deficientes auditivos. Isso porque a máscara dificulta o entendimento e a leitura labial, muito usada por quem tem dificuldade em ouvir.
Até mesmo para quem se comunica através de libras o momento atual é desafiante. Apesar da língua de sinais estar associada ao movimento das mãos, as expressões faciais são essenciais para facilitar a comunicação. É através delas que essas pessoas transmitem as emoções. Elas agem também como entonação do que está sendo dito.
Leitura labial é uma forma auxiliar para a audição
Até mesmo das pessoas que não possuem nenhum tipo de problema de audição. Quando, num diálogo, a pessoa acompanha a fala olhando para a face do seu interlocutor, a compreensão é facilitada, especialmente num ambiente com ruído. Imagine, então, para quem apresenta alguma perda, isso fica ainda mais evidente. É possível comprová-la no próprio consultório, onde verificamos a dificuldade de compreensão mesmo daqueles que utilizam aparelho auditivo, implante coclear ou prótese osteoancorada. Ainda que elevemos o tom da voz, o uso da máscara resulta em maior dificuldade.
Como se comunicar melhor com deficientes auditivos?
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.
Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/uso-obrigatorio-de-mascara-e-mais-um-complicador-na-rotina-dos-deficientes-auditivos,86eca8a74065e3f44bdf6c534c76eca2grg6mfnj.html