No dia 12 de outubro comemoramos o Dia das Crianças. E não há homenagem melhor do que contribuir para que elas cresçam felizes e saudáveis. Não é mesmo?!
Uma das barreiras que podem comprometer a qualidade de vida de uma criança é a perda auditiva, que prejudica o seu aprendizado e desenvolvimento. Estima-se que no Brasil, a cada mil crianças recém-nascidas, 3 a 5 são surdas. Já as crianças em idade escolar que são portadoras de deficiência auditiva leve e flutuante chegam a 15%, sendo que 2% delas exigiriam o uso de aparelhos de amplificação sonora.
Por isso, os pais devem estar atentos para os sintomas desse problema, assim como os professores também devem ser capacitados para reconhecer a dificuldade na audição de seus alunos ainda no princípio.
SINAIS DE PERDA AUDITIVA NA INFÂNCIA
POR QUE A AUDIÇÃO INFANTIL É IMPORTANTE?
O desenvolvimento do idioma não é o único que depende da habilidade das crianças de ouvir. A escuta também influencia sua capacidade de ler e escrever, além de também influenciar muito as suas habilidades sociais.
Para desenvolver a fala, as crianças devem poder ouvir a fala de outra pessoa claramente e também se ouvirem. Se ela sofre de perda de audição, seu desenvolvimento básico de linguagem será atrasado. Além disso, à medida que a criança cresce, ela enfrenta uma série de desafios naturais durante diferentes estágios de suas vidas, mas, com a perda auditiva, essa transição pode ser ainda mais difícil.
CURIOSIDADE: A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS
O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países, cada um com a sua data. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o Dia das Crianças.
A escolha dessa data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, em que estabelecia uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação.
No caso do Brasil, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes. Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Entretanto, foi somente em 1955 que a data começou a ser celebrada, depois de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.
Feliz Dia das Crianças para aqueles que são o futuro da nossa nação!