Como é o namoro entre duas pessoas, sendo que uma delas ouve perfeitamente e a outra possui problemas auditivos? Essa é uma dúvida comum, principalmente quando vemos um casal com essas características. Não é mesmo?!
Para responder a essa questão é preciso entender que uma pessoa com deficiência é apenas outro ser humano e mais nada. No máximo, ela precisa de mais algumas coisas que a maioria não precisa. Ou então, ela não pode fazer algumas que a deficiência dela atrapalha. Mas não é menos humana ou menos norma que os outros por isso. Da mesma forma, a vida amorosa das pessoas com deficiência auditiva é igual à das que ouvem, com alguns cuidados que devem ser tomados por ambas as partes.
DICAS PARA A PESSOA QUE POSSUI PROBLEMAS AUDITIVOS
- Contar sempre! As pessoas deixam de ouvir bem para evitar contar sobre a deficiência para o outro possui um dos problemas a seguir (e precisa trabalhar em cima disso): você ainda tem vergonha da sua deficiência ou o outro não te deixa completamente segura para contar.
- Adaptações: alguns ajustes são necessários, como não ligar e não mandar mensagem de áudio pelo Wpp. E isso também vale para quem usa aparelhos auditivos. Afinal, nem todo mundo quer passar o dia inteiro com o aparelho auditivo ou dormir com ele, por exemplo. Além disso, hoje em dia a tecnologia oferecem meios que ajudam muito com a comunicação.
- Programas sociais: a pessoa com problemas auditivos terá que se relacionar, também, com os familiares e os amigos da outra pessoa. O ideal é que todos eles saibam sobre a deficiência. Caso contrário, a energia gasta em disfarçar e prestar atenção será grande demais. Outras dicas: escolha locais bem iluminados, não barulhentos, filmes legendados….
- Pergunte: se não entendeu, pede para o outro repetir. Se ele repetiu e, ainda assim, não entendeu, pergunte de novo. Paciência e respeito são fundamentais em qualquer relacionamento, independente se um dos dois possui problemas auditivos.
DICAS PARA QUEM NAMORA ALGUÉM COM PROBLEMAS AUDITIVOS
- Aprenda tudo o que puder sobre deficiência auditiva.
- Articule bem os lábios enquanto estiver falando.
- Descubra o modo correto de chamar seu (sua) namorado (a) antes de iniciar um diálogo – a forma como ele (a) prefere – como com a voz mais alta, um toque no braço, uma troca de olhares…
- Use modos alternativos de comunicação, como SMS, Wpp, FaceTime…
- Comece a aprender a ler lábios e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), caso o seu (sua) namorado (a) utilize essa forma de comunicação.
- Eduque seus amigos e sua família.
- Saiba quais programas não são legais para ele (ela).
- Busque acessibilidade.
- Incentive a autonomia.
- Incentive a reabilitação auditiva.
No mais, aproveite a data de hoje com quem você escolheu compartilhar os seus problemas e também as suas alegrias.
Feliz Dia dos Namorados!
Deixe uma resposta
Comentarário(s)