Apesar de ser um problema de ordem mundial, ainda não existe cura ou medicação para prevenir a perda auditiva. Mas, felizmente, os cientistas estão determinados a estudar o assunto. Foi assim que um grupo de médicos do Hospital Infantil St. Jude, no Tennessee (Estados Unidos), encontrou uma possível substância capaz de prevenir a surdez. Entenda a pesquisa!
- Os pesquisadores examinaram a capacidade de mais de 4 mil medicamentos em proteger as células da cóclea (parte auditiva do ouvido interno) no contato com a cisplatina (um agente de quimioterapia utilizado para tratar diversos tipos de câncer, mas que tem como efeito colateral a perda auditiva irreversível em até 70% dos pacientes).
- Ratos e camundongos foram utilizados como cobaias para o estudo.
- Durante os testes nos roedores, os compostos mais eficazes foram os inibidores de uma enzima chamada CDK2, sendo a substância kenpaulona a mais eficiente delas.
- Uma injeção de kenpaulona no ouvido médio protegeu as cobaias da perda de audição induzida pela cisplatina. Além disso, o inibidor também protegeu a audição dos animais para ruídos acima de 100 decibéis (faixa comumente experimentada em nossa sociedade).
- Desta forma, a kenpaulona pode ter uma aplicação científica no tratamento da perda auditiva por ruído em seres humanos.
Deixe uma resposta
Comentarário(s)